Agrícola

24/04/2017 20:15 SF Agro

Mato Grosso registra novo recorde nas exportações de soja em grão

A exportação da soja em grão mato-grossense registrou no acumulado do primeiro trimestre de 2017 um novo recorde, de 4,97 milhões de toneladas, apresentando participação de 36,6% no total das exportações brasileiras do período. A quantidade exportada pelo Estado nesse período já representa 29% da expectativa que o Instituo Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) projeta para o escoamento da safra 2016/2017, que é de 16,86 milhões de toneladas.

Para abril, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) aponta que nas primeiras duas semanas o país já tenha exportado cerca de 5,29 milhões de toneladas, apresentando média diária de escoamento de 588,8 toneladas, sendo esta média 17% maior que a de abril de 2016 e 66% superior à registrada em março de 2017. Caso esse ritmo intenso se mantenha nas duas últimas semanas de abril, o mês tende a finalizar com grandes volumes, e se Mato Grosso continuar com a ampla representatividade que tradicionalmente registra no escoamento do país, tende a apresentar cenário semelhante.

Preços da soja em queda

A colheita da safra 2016/2017 está entrando na sua etapa final confirmando os bons resultados a campo. No entanto, de acordo com o Imea, nem tudo são flores para os agricultores de Mato Grosso. Isso porque a movimentação das cotações no mercado disponível contraria o cenário observado no mercado a termo do grão em 2016. “Enquanto que em meados do ano passado a saca da soja chegou a registrar cotação média de R$ 75,00 em Sorriso, desde o início da colheita, em janeiro de 2017, o mercado disponível iniciou um movimento vertiginoso de queda, refletindo não só a grande safra deste ano em Mato Grosso, como o recuo do dólar e da CBOT”, diz o instituto.

 

“A expectativa para os preços disponíveis nos próximos meses, com base na paridade de exportação, aponta um cenário pouco animador, com os preços ainda em baixa”, afirma o Imea. Com cerca de 40% da safra 2016/2017 em Sorriso e 37% na média de Mato Grosso que resta ser vendida, o impacto ao produtor destas projeções de preços acende um sinal amarelo à temporada


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo