Agrícola

20/07/2017 07:15 agrolink

Agricultura impulsiona geração de empregos no ano

Mais uma vez é o campo que está impulsionando a geração de empregos este ano no Brasil, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (17.07) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Com os postos abertos pelo setor, o desempenho do mês junho fez com que o País registrasse o melhor primeiro semestre desde 2014.

No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o saldo positivo foi de 67.358 vagas no total geral, um aumento expressivo em relação ao ano passado (-531.765 postos) e 2015 (-345.417 postos). Em junho de 2017 foram abertos 9.821 postos de trabalho, na terceira expansão consecutiva e quarta deste ano.

A expansão no setor da Agropecuária em junho/2017 foi de 36.827 postos, e gerou o maior saldo positivo de empregos do mês (+2,29%). Destacaram-se as seguintes culturas e atividades: Cultivo de Café (+10.804 postos), concentrado em MG; Atividades de apoio à agricultura (+10.645 postos), concentrado em SP; Cultivo de Laranja (+7.409 postos), concentrado em SP; Cultivo de Soja (+2.480 postos), concentrado em MT.

De acordo com o Caged, vinculado ao Ministério do Trabalho, a Agricultura registrou dois movimentos principais que garantiram a geração de empregos no país. O primeiro é o da safra nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que impulsiona um pico de trabalhos no setor entre abril e maio, e que ainda se reflete em junho.

“A partir de então, ocorre uma baixa nessas regiões, mas começa um segundo ciclo, no Nordeste, que não é tão volumoso, mas ajuda a sustentar a geração de empregos no setor”, explica o Caged. “A Economia dá sinal de recuperação. É melhor que seja gradual do que ter uma bolha que depois vai estourar. Os números são sinais de que a economia se recupera de forma segura”, afirmou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo