Agrícola

20/07/2017 18:18 Rádio Tucunaré

Ao vivo na Rádio Tucunaré, secretário e Políticas Agrícolas Neri Geller apresentou os avanços para o setor produtivo.

O secretário Nacional de políticas agrícolas Neri Geller em visita a Juara no dia 20, compareceu ao vivo na rádio Tucunaré onde foi entrevistado pelo locutor Rafael Ramos.

O secretário iniciou explicando sobre o Programa de armazenamento, cujos recursos aumentaram de 180 bilhões para financiar agricultura no plano safra de 2016, para 192 milhões de reais em 2017, “um crescimento razoável no momento de crise, com muita dificuldade conseguir evitar cortes e ainda os recursos foram avançados”, informou o secretário

As taxas de juros também foram diminuídas no momento difícil do custeio de 9,5 % para 8,5%, mantendo o financiamento de até 3 milhões de reais por CPF, “que é uma grande conquista”, avaliou Geller.

Neri citou a sua passagem pela UNEMAT Campus de Juara, onde junto com os acadêmicos do curso de agronomia, pode expor os programas do plano Safra e apresentar aos alunos todos os recursos disponíveis pelo governo e como ter acesso aos recursos.

Em  2017 a região de Juara e todas as demais sofreram com a queda do preço do milho e o programa deverá movimentar cerca de 700 a 800 milhões de reais direto ao produtor, para que tenha acesso ao preço mínimo do milho, que estava sendo vendido a 11 ou 12 reais, disse.

Os recursos estão disponíveis de acordo com a demanda onde o produtor, poderá ir na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, o acesso aos bancos ficou mais acessíveis também para outros bancos, pois após parceria firmada com a FEBRABAN, os agentes financeiros privados também têm acesso a esses programas, informou.

O MODERFROTA teve um aumento substancial de 82% em relação ao ano passado e nesse ínterim, Neri Geller falando também como produtor, disse sentir muito orgulho, porque a intenção é que a produção possa melhorar.

A MODERFROTA, propicia acesso a equipamentos agrícolas e no caso de Juara, os recursos, que eram de 5 bilhões de reais, agora passaram para 9 bilhões, os mecanismos para que o produtor possa ter além de armazenagem, também mais equipamentos como tratores, colheitadeiras, plantadeiras, esparramador de adubos e insumos, enfim, para que a agricultura possa realmente em sua produção disse.

O Programa PRONAMP também teve a taxa de juros reduzidas para beneficiar o médio produtor de 7,5% para 6,5% por cento.

A pecuária, bovinocultura, avicultura e suinocultura também foram contemplados com ações, lembrou Nery.

O secretário lembrou, que sai vinda em Juara, também faz no Rio Grande do Sul, no Paraná, no nordeste, afim de saber exatamente o que está acontecendo, alicerçado sobre uma equipe tecnica, além da transparência em suas ações, pois sua intenção não é enganar ninguém e sim, fazer o que é possível ser feito, pontuou.

Um dos gargalos é o escoamento da produção e sobre esse item, Neri explicou que três terminais Portuários estão funcionando a todo vapor e a região de Sinop e Juara estão escoando a produção pela BR-163, ainda falta 80 km a serem pavimentadas, mas 26 km devem ser concluídos em breve e, portanto, essa questão está avançando.

A reforma trabalhista foi um ganho extraordinário e a medida provisória, que foi votada pelo Congresso Nacional foi muito importante, tanto para quem trabalha, quanto para quem emprega “, avaliou.

O vice-prefeito Carlos Serena que estava no estúdio, agradeceu Neri Geller em nome da prefeita Luciane Bezerra, considerou muito importante a presença dele em Juara.

Carlos Sirena lembrou a importância de Geller quando foi Ministro da Agricultura e também da sua participação na construção do plano Safra, pois tem uma visão ampla do agronegócio, pois não lembra somente do grande produtor, mas também dos pequenos produtores com muita sensibilidade.

O prefeito de Porto dos Gaúchos baixinho Piovesan, disse que a expectativa de todos os produtores de Porto dos Gaúchos de sua cidade é que tem em Nery Geller um grande parceiro.

Ouça a entrevista na integra no link abaixo.

 

Ouça a entrevista na integra no link abaixo.

CLIQUE AQUI E OUÇA


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo