Adesão de pequenos agricultores em programa da CONAB pode atrair mais de um milhão de reais para Juara
O secretário de agricultura de Juara Mauro Diramme anuncia mais uma fonte de renda para o pequeno produtor do município, através do programa da CONAB – PAANET programa de aquisição de alimentos.
A secretaria de agricultura para o cadastramento dos produtores para todos os interessados em participar.
A única exigência é que o produtor deve ter a DAP – Declaração de aptidão de produtor da propriedade e o cadastramento dos produtores e após será enviado para Cuiabá na Cohab para ser aprovado e após esse processo será enviado para Brasília para aprovação final.
Serão 8 mil reais por produtor no período de 8 meses, podendo ser prorrogado por mais tempo. A expectativa é de que 150 produtores passam a adesão ao programa.
Se essa expectativa se confirmar, serão 1 milhão e 200 mil reais circulando a mais em Juara.
Os produtos que podem ser entregues devem ser oriundos da propriedade, e no caso de queijos, desde que exista uma sala de produção com inspeção Municipal, por exemplo, citou o secretário.
Frangos e hortifrútis em geral são itens que podem ser produzidos. O volume do dinheiro é para uma associação e não vai para a prefeitura e nem para secretaria, explicou.
A secretaria de agricultura disponibilizará um servidor para acompanhar associação Água Boa, cujo Presidente é o João ou mesmo um escritório de contabilidade. O dinheiro é depositado numa conta corrente e a partir da quarta entrega, "fecham-se" as notas e mandam para a CONAB conferir e depois destinar o volume dessas quatro notas fiscais na conta corrente da associação, para sejam feitos cheques de forma nominal, a cada produtor, explicou o secretário a Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias.
Ações sociais serão feitas através das entidades recebedoras, que serão cadastradas e depois elas farão a distribuição para entidades como: hospitais, creches e escolas, disse.
O caso do hospital por exemplo, o volume de comida consumida e a partir deste estudo as entregas serão feitas, explicou Mauro.
As Igrejas e escolas que tiverem interesse em participar, poderão se cadastrar, porém deverão informar essa entrega dependerá do volume de produção, para saber quantas entidades poderão ser atendidas.
O programa é muito importante, pontua o Secretario Mauro, pois o município deixa de gastar com a aquisição de alimentos, merenda escolar e ao mesmo tempo o produtor rural está sendo fortalecido.
Outro aspecto é que o produtor, não precisará fornecer 100% do que produzir para as entidades, pois pode primeiro vender em feiras e mercados e somente as sobras sejam entregues para a CONAB, com isso o produtor rural não perde o que produziu.
Se o produtor vender o que produziu no mercado local e fornecer para CONAB somente a sobra, será viável a sua participação no programa. "Mesmo que o produtor não tenha ainda a produção, ele pode se cadastrar anunciando o que pretende produzir, e quando o programa for aprovado," explicou Mauro.
Mauro Diramme disse ao encerrar a entrevista, que temos em Juara um mercado muito bom e que é preciso ter um bom produto e acreditar que, "só vamos ter renda se houver produção".