Agrícola

31/07/2018 08:09 Acesse Notícias/Rádio Tucunaré

Veterinária do Indea de Juara esclarece sobre exames necessários dos animais para participar do desfile de Expovale

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado do censo agropecuário de 2017 aponta que Juara está em terceiro lugar no Estado de Mato Grosso na quantidade de rebanho bovino, perdendo para Vila Bela da Santíssima Trindade em seguida para Cáceres, de acordo com os resultados do IBGE, atualmente Juara conta com 761.675 cabeças de gado.

Juara é o maior criador de muares do Estado de Mato Grosso, o censo agropecuário com o resultado de 2030 cabeças em 296 estabelecimentos. Está em segundo lugar na criação de asininos (asnos).

A reportagem da Rádio Tucunaré procurou a médica veterinária do Indea de Juara, Karina Barros para falar sobre o assunto, onde ela destacou a grande importância dos rebanhos de muares e de equídeos de uma forma geral, tendo em vista que a cavalgada de abertura de Exposição Agroindustrial de Juara (Expovale) conta com grande numero de participantes, e salientou sobre os cuidados que precisam ter com a saúde desses animais.

Ela informou que os equinos e muares que são grande maioria colocados no desfile, seus proprietários deverão portar a guia de transporte (GTA) desses animais que é tirada exclusivamente no Indea podendo ser em qualquer unidade do Estado, e deverão estar com a carteira de vacinação juntamente com os exames dos mesmos.

Os exames são forma de prevenção para evitar contaminação de um animal para outro, e somente tira o GTA mediante apresentação dos exames e carteira de vacinação dos animais e assinado por um médico veterinário.

Karina Barros informou que o Indea assim como nos anos anteriores estará com sua equipe completa para fazer a fiscalização no dia do desfile, e aqueles que por ventura não apresentar a documentação necessária de seu animal sofrerá as devidas sanções previstas em lei.

Quanto aos exames, a veterinária disse que ainda há tempo para fazer e que os interessados em participar do desfile da Expovale deverão providenciar o mais breve possível.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versăo Normal Versăo Normal Painel Administrativo Painel Administrativo