Agrícola

25/09/2018 05:01 Agro Noticias

Produtores aceleram ritmo do plantio da soja em Mato Grosso

Está chovendo em algumas regiões e os produtores mato-grossenses iniciaram a semeadura da nova safra de soja no Estado e, com um ritmo acelerado nos trabalhos a campo, se comparado ao da safra anterior. Na última sexta-feira (21), o Imea divulgou que 79,58 mil hectares foram semeados, representando 0,83% da área total. Para se ter uma ideia, no ano passado, nesta mesma semana,  apenas 0,14% da área total já estava semeada.

A justificativa são as chuvas registradas em grande parte do Estado (hoje e ontem choveu em várias cidades da região Norte, dentre elas Sinop). Até o momento, a região mais avançada no processo é a oeste, com 1,62%, puxada principalmente  pela necessidade de áreas para o cultivo do algodão em segunda safra. Para a próxima semana, conforme as  chuvas ocorram gradualmente, espera-se que mais produtores coloquem as máquinas no campo, e os  trabalhos devem se intensificar pouco a pouco, de acordo com a ocorrência das chuvas, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

Para as próximas semanas,  as chuvas tendem a se tornarem mais presentes no campo, no entanto, as previsões para o início do mês de outubro apontam para volumes abaixo da média histórica, principalmente para a região nordeste do Estado, conforme
pode-se observar no gráfico ao lado. Caso as previsões  climáticas atuais se confirmem, a intensificação da  semeadura pode “sofrer” um pouco, aumentando os riscos, além de a nova safra poder apresentar maiores desafios a  campo e necessitar de maior atenção do produtor ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento, acrescenta o instituto.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versăo Normal Versăo Normal Painel Administrativo Painel Administrativo