Juara

05/01/2017 11:47 Radio Tucunaré

Em Juara 976.400 cabeças de Gado foram imunizadas contra febre aftosa

No dia 12 de dezembro encerrou-se o prazo para os pecuaristas notificar, a imunização de seu rebanho contra a febre aftosa, o INDEA já concluiu os dados da vacinação no mês de novembro. De acordo com o médico veterinário do INDEA, foram vacinadas em Juara 976.400 (novecentos e setenta e seis mil e quatrocentas) cabeças, atingindo um índice de 99.91% de vacinação.

O médico veterinário do INDEA, Eder Toledo, em entrevista a reportagem da Rádio Tucunaré, falou que, Juara vacinou o total de 976.400 cabeças, com isso ocupa a 3ª colocação de maior população de bovinos por município, a 1ª colocação é do município de Cáceres com 1.100.000 e em 2° Vila Bela da Santíssima Trindade.

O fato de Juara, não estar mais na 1ª colocação de número de rebanho á nível de estado, segundo o Veterinário do Indea, trata-se do ciclo da pecuária, Juara é conhecida pela a sua criação do gado de engorda e também de cria e recria. Portanto nos últimos três anos, Juara tem passado por uma alta taxa de abate de fêmeas, o que levou a diminuição do rebanho, isso se aplica a alta do preço do bezerro, a alta do valor do @ pago pela fêmea e também pelo o crescimento das lavouras.

A vacinação em Juara atingiu o índice de 99.91% dos animais vacinados, o indea tem o prazo até o dia 11 de janeiro para concluir as atividades, onde nove propriedades pendentes de comunicação, foram autuadas e ainda existem outras, que está em tramitação.

Na média, o índice de vacinação é satisfatório, houve uma adesão boa dos pecuaristas que compram as vacinas e imunizam o seu rebanho, é claro que, existem as exceções ao caso, mas a equipe do INDEA tem que fazer vale a legislação para essas situações.

Para o ano de 2017 houve uma inversão das etapas de vacinação, no mês de maio, todo o rebanho de bovinos e bubalinos de mamando a caducando, deverão novamente ser vacinados contra a febre aftosa.

Juara ainda está em prazo de comunicação da vacinação contra Brucelose que se estende até o dia 10 de janeiro, e já se iniciou concomitantemente a nova etapa da vacinação, ou seja, já está acontecendo a etapa 1-2017 contra a brucelose. Todos os produtores têm até o mês de Junho para fazer as vacinações das bezerras de 03 a 07 meses e comunicar junto ao INDEA através do atestado emitido pelo médico veterinário responsável pela a vacinação.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo