Juara

06/01/2017 09:49 Radio Tucunaré

Conflito Familiar é a maior causa de atendimento do Conselho Tutelar em Juara

O mês de dezembro foi um mês tranquilo para o conselho tutelar, devido às festividades as famílias ficam mais unidas, o número de atendimento foi considerado grande, com um total de 158 atendimentos, mas em relação aos outros meses, foi um mês tranquilo.

As ocorrências mais graves são o estupro de vulnerável, que não foi registrado nenhum caso específico no mês de dezembro.

A conselheira tutelar Núbia Teodora relatou a reportagem da Rádio Tucunaré que, o conflito familiar, ainda lidera as estatísticas, sempre há desentendimento entre pais e filhos, avós, se esse conflito não for sanado, pode acarretar em algo grave, às vezes, é preciso mudar a criança de um lar para outro.

No mês de dezembro foram 57 atendimento por conflito familiar, quando o conselho chega no ato da briga, que muitas vezes é  por guarda, ou desentendimentos dos pais com adolescentes, que tem dificuldade em entender que os pais devem mandar.

Foram atendidos 10 casos de rebeldia, quando o adolescente chega a agredir o seu genitor ou responsável legal.

O conselho Tutelar zela por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados, nesse caso, Foram registrados 36 casos de negligência familiar.

Foram atendidos 10 casos de menor infrator, que muitas às vezes, a polícia aciona o conselho ou vice e versa, lembrando que, este número é maior, porque o conselho só acompanha os casos em que o menor não tem o acompanhamento dos pais ou responsável legal.

Segundo a Conselheira Núbia, a realidade de Juara, é que muitos pais estão na zona de conforto, o filho sai para ir para a escola, se às 17h30min o filho não chegou, o pai precisa ir atrás e verificar o que está acontecendo com ele, quando o pai não procura saber o que está acontecendo, o filho vai começar a chegar 19, 20 ou 21 horas. Quando os pais dão por si, o filho já está furtando, andando com usuários, já tá usando drogas, por isso, é preciso sair dessa zona de conforto e parar de tapar o sol com a peneira.

Os pais devem saber que os filhos são de responsabilidade deles, que as regras de casa devem ser válidas, os pais devem colocar de castigo e ser exemplo para a criança.

Há muitos casos, em que os pais dão muita liberdade para seus filhos, eles falam que vão dormir na casa de um amigo e os pais não vão atrás pra saber se a mãe desse amigo deixou, se aquele lugar é um ambiente que está de acordo com o ideal que um pai quer para seu filho, é preciso acompanhar a vida do filho, acompanhar seu desenvolvimento na escola, ver com quem está andando e saber que são os amigos dele, para depois não ter que “chorar sobre o leite derramado”.

As expectativas são muito boas para 2017, o conselho cobrará muito dos pais, mães e responsáveis legais para que assumam as suas responsabilidades para que, diminua a demanda do município e que assim, diminua o uso de drogas e a criminalidade entre os jovens e adolescentes.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo