Juara

06/01/2017 09:51 Radio Tucunaré

Funcionamento da UPA é um dos planejamentos do Secretário de Saúde de Juara

Regularizar os atendimentos nos PSFs, a reforma integral do PAM, ativação da UPA, regularizar as cirurgias atrasadas e reformar o Hospital Municipal, são alguns dos planos de ação do secretário de saúde Kaio Paulino Vilela.

Em entrevista a reportagem da rádio Tucunaré, o Secretário de Saúde falou que, o planejamento de sua secretaria, ainda não está definido, primeiramente, ele está conhecendo a realidade da pasta e apresentará o plano de ação, que foi determinado pela a prefeita, na próxima semana.

Segundo ele, alguns PSFs estão sem médicos, até mesmo, pelo o falecimento do saudoso Doutor Farias, na próxima semana em diante, esse atendimento será normalizado.

O Hospital Municipal tem atendido a parte clínica, já as especialidades são atendidas somente nos casos de urgência e emergência, há uma demanda se reprimindo, mas assim que, normalizar a questão médica, será feito uma série de mutirões para poder resumir essa demanda.

Em questão de cirurgias atrasadas, o secretário de Saúde relatou que, como não tem um contrato firmado com OSCIP, OS ou fundação, foi feito uma abertura de emergência e será feita essa contratação e assim serão retomadas essas atividades.

Segundo o Kaio Paulino Vilela, ele não tem nada contra a OSCIP, o que ele tem contra, é ter uma gestão própria da OSCIP que defina as atividades do município, e hoje, a gestão poderá contratar uma OSCIP, uma OS ou uma fundação, mas que, seja uma fundação que realmente funcione sobre a batuta da prefeitura e dos secretários.

O trabalho que a OSCIP realiza em Juara, era definido por eles mesmo, o que iriam ou não fazer. Hoje não será assim, serão feito trabalhos em conjunto com a Secretaria, médicos, a parte da enfermagem, conforme a demanda da população.

O atendimento dos médicos do consórcio será uma solução que poderá suprir as necessidades, não só de Juara, mas também dos parceiros de Tabaporã, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte, esse é um órgão facilitador, é uma unidade que auxilia muito.

A parceria com outras unidades hospitalar do município é muito viável, porque segundo o Secretário de Saúde, hoje se gasta muito com transporte, coloca-se muito em risco esses transportes mais distante, como Cuiabá e Sorriso, a nova gestão pretende resumir esse transporte o máximo possível para dentro do município, pois aqui, o paciente tem a visita de seus familiares, deixa mais humano o tratamento de saúde.

Referente ao agendamento de consultas e atendimento no PAM, o secretário relatou que o PAM precisa de uma reforma integral, não só na estrutura física, mas também em questão ao fluxo, em questão de definição de agenda, as confirmações, o controle, a parte arquivo de prontuários, é preciso realizar um trabalho bem mais a fundo, para poder definir como será feito. O PAM também está no planejamento da pasta da saúde e a partir da próxima semana já terá o plano de ação para resumir a fila.

O Secretário de saúde, falou que, colocar a UPA em Funcionamento, é uma parte audaciosa, que o deixa muito feliz, e sua equipe tem buscado parceiros dentro do ministério da saúde, junto com o deputado Oscar Bezerra, para conseguir recursos para viabilizar o funcionamento da UPA.

Foi perdido o recurso de equipamentos para UPA do Ministério da Saúde e, hoje o município pena por isso, porque a UPA era pra estar funcionando como deveria, mas não foi possível, não fizeram o pedido, não instalaram e agora é preciso ir atrás de recurso, equipar a UPA e colocar para rodar, mas até o mês de Junho a UPA de Juara estará funcionando. A quantidade de ambulâncias de Juara precisa de uma reforma, mas é suficiente para atender a UPA.

Há hoje a intenção da reforma integral do Hospital Municipal de Juara, mas segundo o Secretário de Saúde, só será possível com a ajuda da comunidade, no mês de janeiro, será lançado esse desafio.

O município de Juara realiza leilões para o Hospital de Câncer de Barretos, e discutindo junto com a equipe que produz esses leilões, que é o Toninho Violada, o vice-prefeito, Carlos Sirena, e a dona Dirce Bezerra, será discutido e trabalhado para realizar esse leilão no mês de abril, para dar uma vida nova ao hospital de Juara, mas em contrapartida, está assumindo uma nova direção, que vai ter uma visão, que vai levantar as necessidades dali, e vai se dedicar bastante para que aquela unidade funcione bem. A nova diretora do Hospital é a Mídia Rissotti, que tem um bom conhecimento e experiência e vai auxiliar bastante o Secretário de Saúde na questão do Hospital.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo