Juara

09/03/2017 15:33 Acesse Notícias

INDEA investiga Raiva Animal em propriedade rural de Juara

Um produtor rural de Juara comunicou o INDEA que havia um animal com sintomatologia nervosa em sua propriedade. O médico veterinário, Eder Toledo, não descarta a possibilidade de Raiva, uma vez que a propriedade que foi notificada está próxima à localidade onde foi registrado o último caso da doença no município de Juara, que é na região do Rio dos Peixes com sentido a Itapaiunas.

Na última sexta-feira, dia 3, foi feito um trabalho de coleta de material da propriedade pela médica veterinária, Grazielli, juntamente com um grupo de pessoas do município de Porto dos Gaúchos.

Eder Toledo, narra para a reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, que quando a equipe médica veterinária fez a avaliação do animal que estava em decúbito, ou seja, estava deitado e doente. Os médicos fizeram a coleta de material de tecidos nervosos e encaminharam para o Laboratório de Apoio a Saúde Animal (LASA), que fica na capital Cuiabá.

Após o resultado do exame, a equipe médica veterinária tomará os procedimentos necessários para verificar o que de fato aconteceu e confirmar se realmente foi caso de Raiva Animal.

O médico veterinário, Eder informa que o animal  era um equino (Cavalo) e, apresentou sintomatologia nervosa através de dificuldade de locomoção, com andar cambaleante e em círculos. Em seguida veio a óbito.

A Raiva é uma doença viral e a transmissão dela se da principalmente através das sugadoras e espoliação de morcegos hematófilos, que são aqueles que sugam o sangue. Médico veterinário comenta que um produtor rural comprovou a existência dos mamíferos em sua propriedade.

A doença pode ser transmitida tanto para bovinos como para equinos e suínos. O preocupante é que a doença também atinge os seres humanos que geralmente é fatal.

Segundo o médico veterinário, a equipe do INDEA fará a investigação da possível doença de Raiva na região, e se for constatada, fará os trabalhos cabíveis para evitar maiores transtornos tanto contra a saúde animal como humana.

“É bom ressaltar que a gente não tem nenhum diagnostico preciso. Então a gente tem que aguardar o resultado dos exames para saber se realmente aquele caso, é um caso de Raiva. O que sabemos até agora é que através de um diagnóstico clinico, a causa da morte no animal foi por uma doença neurológica, que além da raiva existem diversas outras doenças que acometem os equinos que dão esses sintomas neurológicos”. Finaliza Eder Toledo.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo