Juara

04/07/2017 18:24 Radio Tucunaré

Prazo para comunicar vacinação da primeira etapa contra a brucelose se encerra no próximo dia 10

A campanha de vacinação contra a brucelose foi iniciada no dia 1 de janeiro e teve seu encerramento no dia 30 de junho, sendo o prazo para fazer a vacinação na primeira etapa. O médico veterinário Eder Toledo orientou que o produtor que vacinou as bezerras de 3 a 8 meses tem o prazo de até o dia 10 de julho para comunicar o Indea.

O prazo de vacinação contra essa doença funciona durante todo o ano, em duas etapas. Sendo a primeira do dia 1 de janeiro a 30 de junho (vacinar bezerras de 3 a 8 meses) e a segunda do dia 1 de julho a 31 de dezembro quando é feito a vacina das bezerras que não tinha idade para participarem da etapa anterior (tinham de 1 a 2 meses, por exemplo).

Eder Toledo relatou que os nascimentos que forem acontecendo até o mês de setembro do ano, o produtor fica obrigado a vacinar na segunda etapa (julho a dezembro). O médico veterinário explicou que as duas etapas acontecem justamente para não deixar que as bezerras passem de oito meses sem a vacinação devida contra a brucelose.

Para fazer a vacina, um veterinário ou um profissional autorizado e cadastrado deve realizar o procedimento, ou seja, não pode ser feita pelo produtor.

A Brucelose

É uma doença dos animais transmissível ao homem. A presença desta enfermidade leva a quebra na produção animal e torna o produto da pecuária vulnerável a barreiras sanitárias, diminuindo sua competitividade no comércio internacional.  

 


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo