Juara

06/11/2017 07:00 Radio Tucunaré

VI Kalunga acontecerá com novidades em Juara

Acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro o VI Kalunga com o tema Brasilidade: Resistência e Identidades ao ritmo do tambor. A iniciativa é do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Diversidade da Amazônia Legal (LEAL), do Instituto Ilê Axé-Movimento Negro em Juara, Grupo Cultural de Capoeira Araundê e do Curso de Pedagogia da Unemat Campus Universitário de Juara.

De acordo com Valdeson Portela, presidente do instituto Ilê Axé, o objetivo deste trabalho/evento é construir um espaço de discussão e apresentações culturais que evidenciem as diferentes manifestações de origem indígena e afro-brasileira para a afirmação da sua identidade étnico-racial, através da valorização da história e da cultura da população negra e indígena. "Com isso, objetivamos ainda, promover o intercambio entre as escolas de educação básica, a universidade e as diversas instituições sociais organizadas".

As inscrições terá um custo de R$ 10,00 e podem ser feitas AQUI . Podem participar, professores, pesquisadores e estudantes das universidades, da Unemat e outras IES, profissionais da educação básica e grupos tracionais indígenas, quilombolas, ribeirinhos, homens e mulheres do campo, grupos de matriz religiosa afro-brasileira, grupos de capoeira, extensionistas e grupos da sociedade civil organizada.

No dia 17 a partir das 18:00h será a abertura do evento com a mesa redonda onde terão três professores doutores que falarão sobre religiões de matriz africana e questões raciais. A programação continuará no sábado, 18, com atividades durante o dia todo com a realização de apresentações da capoeira, de danças, música e grupos de estudos. A edição desse ano será na Rua Sorocaba (Rua Coberta).

Dentro do evento também vai acontecer o tradicional encontro de capoeira, onde alguns capoeiristas receberão a primeira corda e a troca de graduação em um momento muito festivo para o grupo.

Nesse ano será gravado um documentário do Kalunga e outro da capoeira em nível de Juara e Brasil. O evento terá a participação de várias autoridades a nível nacional. "Vamos lançar um CD ao vivo de capoeira com músicas inéditas de capoeira, aqui. Juara está saindo na frente disso", anunciou.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo