Juara

10/11/2017 18:27

Novembro Azul: em Juara apenas 10% dos homens fazem exames preventivos no sistema público

Dos cinco mil homens com idade entre 40 a 65 anos de idade no município de Juara, somente quinhentos procuram atendimentos preventivos referentes aos cuidados do exame de próstata, o número representa 10% da população da idade, apurada pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A quantidade negativa não se sabe se é por desinformação ou preconceito da população masculina. As informações são do enfermeiro Almir Rogério, para a reportagem da rádio Tucunaré e site Acesse Notícias.

Ele informou que os atendimentos foram iniciados desde a última terça-feira, 7, no PAM e o número é limitado em cem vagas. Almir informou que foram feitas parcerias com alguns laboratórios do município, o que contribuiu para reduzir o valor do exame de sangue.  “Independente do mês novembro azul, todo mês o PAM está disponível, o importante é procurar e ser avaliado”.

“Eu sei que é uma situação desagradável, mas o individuo tem que se conscientizar,  ir ao médico e fazer a prevenção do problema”, frisou o médico Dr. Auro.

O médico afirmou que o preconceito na hora de fazer os exames não acontece somente no município de Juara, mas também em todo o país. “Porque o órgão genital tanto do homem como da mulher, é uma particularidade de cada um, então o homem tem preconceito desse exame preventivo. Mas não se esqueça, estamos falando de preventivo, o que significa que o diagnostico facilita no tratamento”, explicou.

O mês de novembro é marcado pela caminha “Novembro Azul” que visa alertar a população masculina a respeito dos riscos de se negligenciar os cuidados com a saúde. A campanha pretende informar sobre a prevenção de doenças e fatores externos que causam danos a saúde. Durante todo o mês, são realizados eventos e ações para esclarecimentos.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo