Juara

03/01/2018 18:30 Radio Tucunaré com Agro Olhar

Saiba como funciona o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a importância de fazer a regularização dentro do prazo

O prazo para retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogado do dia 31 de dezembro para o dia 30 de junho de 2018. Desde o início de novembro os produtores rurais mato-grossenses têm acesso ao módulo de regularização ambiental do Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), que está em funcionamento na página oficial da secretaria: www.sema.mt.gov.br. A regulamentação ocorreu por meio do Decreto 1.253, publicado no dia 1º de novembro.

O setor de jornalismo da rádio Tucunaré e site Acesse Notícias entrevistou o engenheiro agrônomo Mark Marcel que explicou que o CAR era analisado pela União e não por analistas estaduais, devido a demora que acontecia. Com essa demanda, o governo do Estado requereu que a análise acontecesse de maneira interna.

O CAR é um cadastro no qual a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) tem acesso a um Raio-X ambiental das propriedades, ou seja, é possível saber qual a extensão, localização, exploração, os córregos, rios, Áreas de Preservação Permanente (APP) e quantidade da reserva legal. Diante de alguma pendência ambiental, haverá a correção necessária onde o produtor deverá se adequar a legislação vigente.

Sem o documento, não é possível fazer projetos ambientais além de não conseguir ter acesso ao crédito rural bancário. “Quem não ter o CAR deve reflorestar 80% da propriedade abaixo de quatro modos fiscais, aqui no Mato Grosso representa 400 hectares”, esclarece.

O engenheiro anunciou que quem fazer a declaração do cadastro ambiental e ter desmatado até o dia 22 de julho de 2008, não precisará fazer o reflorestamento da área. Ele solicitou para que os produtores rurais façam a regularização o quanto antes para evitar imprevistos.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo