Juara

05/02/2018 07:22 Rádio Tucunaré

Juara está no Mapa do Turismo Brasileiro: Entenda porque, para que servem e quem gerencia os recursos dos eventos

Juara e as demais cidades do Vale do Arinos estão no Mapa do Turismo Brasileiro. Para explicar essa participação, a Turismologa Renata Cristina Anselmo da Secretaria de Turismo de Juara relatou em detalhes, porque o município que pretende aumentar empregos investe em eventos festivos e como isso é controlado.

Nem todos compreendem a real finalidade que os eventos festivos têm para os municípios, mas eles enquadram a cidade na rota turística nacional e os recursos acabam sendo captados, melhorando as condições da cidade e de seus munícipes.  

Para explicar a inserção de Juara no Mapa Turístico, a reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Noticias entrevistou com exclusividade a turismóloga Renata Cristina Anselmo, que trabalha na secretaria de Turismo com o secretário Luciano Olivetto.

Juara no Mapa Turístico

O Ministério do Turismo forma o Mapa do Turismo brasileiro o que é atualizado a cada dois anos, que são os municípios que querem ser inseridos e fazerem parte do mapa do Turismo brasileiro. Eles devem enviar uma série de documentos comprovando que são municípios turísticos ou municípios de interesse turístico, disse Renata.

O Ministério avaliará diversos quesitos, onde um deles, é se o município possui uma Secretaria de Turismo ou um órgão, que cuida dessa pasta do Turismo e no caso de Juara, existe a secretaria e também se existe um colegiado Municipal, explica a Turismóloga Renata Cristina Anselmo.

Renata informou que Juara possui o Conselho com um estatuto interno, onde em 2017 foi reformulada a diretoria, pois o Conselho estava desativado. O Ministério solicita documentos que comprovem a ativação do Conselho, por isso teve que passar por reformas, pontuou.

Conselho cuida da aplicação dos recursos

Esse colegiado deve ter papel ativo dentro das atividades desenvolvidas pela secretaria de turismo, que são municipais, onde os membros conselheiros são informados dos gastos realizados nos eventos, cursos, com todas as, enfim, todos os gastos realizados em cada evento Municipal, explicou.

O Mapa serve como ferramenta para o governo detectar qual região e município necessita de investimento no turismo, qual se destaca e cresce mais no segmento e serve como fonte de pesquisa e investimento no setor.

Categorização de Juara

Depois de formado as regiões turísticas o Ministério do Turismo classifica cada município em uma categoria, ou seja, a categorização de cada município, que vai de A ao D. Categorias A e B são municípios com potenciais turísticos como Cuiabá, porque recebe um fluxo de turistas nacionais e internacionais muito altos, além de investimentos, onde são realizados diversos eventos e feiras de negócios de diversos segmentos e muitos atrativos turísticos, com malha hoteleira alta e ampla, explicou.

Juara está na categoria D, destinado para cidades que não têm o fluxo de turismo nacionais e internacionais alto, ou seja, onde quase nem existem, mas desempenham um papel relevante dentro da região, informou a técnica.

Eventos festivos vão além do lazer

Os eventos municipais, as feiras agropecuárias os índices de produtividade somam em favor de Juara e traz um fluxo turístico e agrega para economia local, explicou.

A Municípios que estão na categoria D necessitam de apoio e recursos do Governo Estadual e Federal, o turismo desempenha importante papel aos municípios, tanto para ampliar a infraestrutura turística, quanto para aumentar o comércio local, para aqueles que trabalham nessa área de turismo e automaticamente surgem, mais agências de viagem, locadoras de carro, restaurantes, pousadas, conclui Renata.

Para melhor compreensão, a Turismologa de Juara, Renata Cristina Anselmo enviou documentos para melhor entendimento do Mapa do Turismo Brasileiro:

- Perguntas e Repostas sobre Mapa dos Turismo Brasileiro 

- Categorias no Mapa dos Turismo Brasileiro

-  Novo Mapa do Turismo Brasileiro   

 


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versăo Normal Versăo Normal Painel Administrativo Painel Administrativo