Juara

06/10/2018 05:57 Acesse Notícias

Celulares e aparelhos eletrônicos serão proibidos nas seções de votação neste domingo, dia 07. Vejam as proibições

Nesta sexta feira, dia 05 de outubro, o Juiz da 27ª zona eleitoral de Juara, Dr. Pedro Flori Denis Nogueira e a promotora eleitoral, Dra Roberta Cheregati Sanches foram os entrevistados da Rádio Tucunaré e falaram sobre a condução do processo das eleições neste domingo, dia 07 de outubro em Juara e no Vale do Arinos.

O magistrado eleitoral explicou que será proibido por lei o eleitor fazer self ou tirar fotos do candidato em que votou, e caso foto flagrado nesse sentido, o mesmo será autuado e responderá pelo ato na forma da lei.

1º - Nesse quesito não será permitido a entrada de celular e nem um tipo de aparelho eletrônico na cabine de votação, e ao chegar para votar, o eleitor deverá deixar seus pertencentes na mesa onde ficam os mesários, porque a justiça eleitoral estará atento a esses fatos, tanto em Juara como nos demais municípios do Vale do Arinos que compreendem essa zona eleitoral.

2º - Outra alerta importante, e que também é proibido, é que o acompanhante não pode votar em nome de outro, isso, quando a pessoa for acompanhando um idoso ou deficiente. A pessoa apenas poderá orientar a outra, mas não pode votar, ou seja, digital os números em nome do eleitor o qual ele acompanha, assim explicou o Juiz.

3º - Não será permitida aglomeração de pessoas, com ou sem adesivos de candidatos, e quem for pego nesse proposito será penalizado nas formalidades legais da lei eleitoral.

4º - não será permitido o transporte de eleitores em qualquer veículo que não estiver credenciado pela justiça eleitoral, e caso alguém for flagrado nesse sentido, também responderá pelo ato, salve aquele que leva a família ou dê uma carona a seu vizinho que mora longe do local de votação.

Caso, algum eleitor seja flagrado praticando qualquer ato que infringe e ferem os princípios da lei eleitoral, este será conduzido a delegacia para prestar depoimento, e se for o caso, poderá ter prisão preventiva decretada, explicou o Juiz eleitoral.

Os eleitores poderão usar normalmente adesivos de seus candidatos, desde que não se manifeste coletivamente, e o mesmo quesito vale para os carros e motos adesivados, onde poderão ser usados normalmente por seus condutos, desde que não permaneçam por tempo indeterminados em frente aos locais de votações.

A promotora de Justiça, Dra Roberta Cheregati também reforçou a tese e disse que o Ministério Público eleitoral estará atendo a todos os fatos e que estará aberto nesse dia para receber as eventuais denuncias, que inclusive poderá ser feitas através do aplicativo denominado Pardal, ou até mesmo por meio de fotos e vídeos feitos no flagrante, caso ocorra.

Essa informou que o Ministério Público trabalha em parceria com a justiça eleitoral e tem por finalidade coibir as ações contra crime eleitoral.

O Juiz e a promotora irão percorrer os demais municípios do Vale do Arinos no sentido de acompanhar de perto processo eleitoral, que é uma das maiores ações de cidadania brasileira.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo