Juara

05/11/2018 16:33 Rádio Tucunaré/Acesse Notícias

Reunião entre vários segmentos define ações para diminuir acidentes de trânsito em Juara

O número de acidentes de trânsito em Juara tem causado alto custo às vítimas envolvidas, a seus familiares e ao poder público.

Na manhã desse dia 05 uma reunião aconteceu entre o MP, Prefeitura, Vereadores, CONSEG e imprensa no Gabinete do Prefeito Carlos Sirena, onde medidas serão adotadas para que o índice de acidentes de transito sejam baixados. 

No último final de semana foram registrado mais de 21 acidentes de transito, vitimas mutiladas, outras em estado grave tendo que ser removidas. 

O Juiz Pedro Fleury disse a rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, que o momento é gravíssimo e de modo especial, citou o último final de semana com vários acidentes de trânsito com amputações e, portanto essa reunião de emergência foi necessária, para que de imediato seja combatido os problemas de trânsito em Juara. 

A prefeitura disponibilizou um espaço físico para ser armazenados os veículos irregulares, que serão apreendidos e remetidos para esse local, além disso, uma lei será criada para municipalizar a lei de trânsito e “isso vai trazer benefícios à população e o que se espera é que diminui os acidentes de trânsito que ocorrem em Juara. “Eu perdi a conta, mas não devo ter sentenciado menos de pessoas que cometeram crimes de trânsito nesse período que estou aqui”, disse o juiz.

“É importante uma resposta criminal, sabemos  que por ser um delito de médio potencial ofensivo, pessoas não vão presas”, disse.  

Fleuri lembrou ainda, que existem algumas situações que estão paradas sem solução que foram motivos de reuniões e nada de significativo foi feito e agora ele espera, que todos os órgãos de segurança pública envolvidos numa situação e que se passe a executar o que foi conversado hoje. A nova lei de municipalização está programada para ser votada na próxima sessão ordinária ou extraordinária.da Câmara de Vereadores 

De acordo com um boletim apresentado pelo secretario de Saúde Antônio Santana, em Juara, entre os dias 01 e 04 de Novembro de 2018, em Juara ocorreram 21 acidente de trânsito, sendo 16 acidentes com motocicletas; 2 acidentes envolvendo moto e carro e 3 acidentes com carros.O hospital municipal de Juara, para atender as vítimas utilizou:

22 torpedos de oxigênio 10 mts3-

10 torpedos de 1 mts3

40 exames de RX

191 exames laboratoriais emergenciais

9 exames laboratoriais

Medicamentos : fentanil, fenitoina, manitol, seringas, tubo endotraquial, etc.

Uma despesa com valor estimado em R$ 18 mil reais. 

A falta de sinalização de transito, condutores em estado de embriagues, condutores sem CHN, imprudência, entre outros são os principais fatores.

O Promotor de justiça Hebert Ferreira declarou que a chave para o sucesso da diminuição de acidentes é o incremento na fiscalização do nosso trânsito sendo preciso de fato um estudo prévio, para descobrir quais são essas causas. Sessão a precariedade das vias uso de álcool pelos condutores no trânsito, enfim além das ações educativas é preciso também haverá repressivas para aqueles que infringem a legislação, considerou. 

Para o promotor , esa reunião é o “pontapé inicial” com interesse por parte do município nessa questão e assim, após o crivo da Câmara Municipal, terão o devido acompanhamento para iniciarem os trabalhos. 

Após as reformas e recapeamento de várias ruas de trânsito rápido em Juara, alguns condutores aumentaram a velocidade. Para Polícia Militar o tenente Anderson, após as ações a serem implementadas , haverá fiscalização e autuação de Condutores infratores.A falta de documentos, veículos avariados e qualquer tipo de irregularidade será motivo para auto de infração, pois com pátio conquistado é muito grande, considerou. "Juara é o 8º município em produção de multa. A multa não gera conscientização e a perca do bem é que vai gerar essa conscientização", disse. 

Na Polícia Militar de Juara registrados foram 9 e mais três registros de direção sobre influência de álcool onde os condutores foram presos, hospital Municipal 21 situações foram registradas no ultimo final de semana. 

O presidente da Câmara João Rissote concorda que o trânsito de Juara precisa ser melhorado e como é técnico de raio-x, notou pessoalmente o número de acidentes de trânsito do último final de semana em Juara. A câmara se vai mobilizar e somar forças para resolver essa questão. 

O projeto de municipalização é antigo e após análise dos vereadores ele espera que seja aprovado. 

O Prefeito Carlos Sirena disse, que a preocupação com o trânsito é diária, mas último final de semana foi muito assustador com amputações de perna, óbitos e essas vidas perdidas e outras mutiladas não podem continuar e os índices precisão baixar bastante. 

Os transtornos que um acidente de trânsito causam são muito grandes, não só para as vítimas, “mas como para todos os familiares e queremos uma sociedade tranquila e por isso todos os segmentos estão unidos com todos os esforços e esse compromisso foi firmado nessa reunião”, disse. 

A Prefeitura Municipal colocou a disposição o espaço e agora se faz necessário que se tenha uma ação mais ostensiva. 

Os acidentes que chegam para serem socorridos no hospital municipal tem acarretado grandes custos a Municipalidade. 

O Secretário de Saúde Antônio Santana declarou que geram custos significativos e com essa reunião, as ações que visam coibir condutores bêbados e outras situações comecem a mudar esse cenário. 

Maus hábitos de motoristas e baixa aplicação da legislação ameaçam segurança do trânsito no país, que registra 40 mil mortes em acidentes por ano. Fiscalização é mais eficiente em grandes cidades.O Brasil lota um estádio de futebol por ano com o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito. São cerca de 40 mil pessoas mortas. A ingestão de bebida alcoólica fica atrás apenas de falha humana nas causas de acidentes de trânsito, segundo especialistas. 

No entanto, a realidade nacional foi na contramão. De acordo com o mais recente Global Status Report on Alcohol and Health, estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema, o número de mortos por 100 mil habitantes no Brasil aumentou de 18,3 em 2006 para 23,4 em 2013.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo