Regionais

03/05/2017 07:00 Ascom/Prefeitura de Porto dos Gaúchos

Porto do Gaúchos comemora neste dia 03 de maio 62 anos de fundação

Porto dos Gaúchos tem origem na empresa CONOMALI - Colonizadora Noroeste Mato-grossense S/A, que na década de cinquenta era sediada em Santa Rosa, no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa da empresa era fruto do esforço colonizador do Estado de Mato Grosso, na década de cinquenta.

A fundação de Porto dos Gaúchos foi historicamente marcada por uma Ata escrita no próprio local, em 03 de maio de 1955, seis quilômetros acima da barra do ribeirão Mestre Falcão, no rio Arinos. O ato foi presidido pelo gaúcho Guilherme Meyer. A localidade era também conhecida, popularmente, como Gleba Arinos. Era pioneira nesse rio.

A denominação Porto dos Gaúchos efetivou-se em função de que os formadores do núcleo que originou o atual município provinham do Estado do Rio Grande do Sul - os gaúchos. E, obviamente, pelo porto de chegada ao núcleo, no rio Arinos, único meio de acesso. Só mais tarde se procedeu, lentamente, a abertura da estrada pela margem direita do rio Arinos.

Porto dos Gaúchos hoje é uma cidade rica em belezas naturais que desponta no cenário agrícola e que caminha para ser um dos maiores municípios produtores de soja e milho do norte do estado, pois no último ano teve um crescimento em seu plantio de aproximadamente 90%.

Além de contar com terras propicias para lavoura e altamente produtivas, Porto dos Gaúchos também é um grande produtor de gado.

O Prefeito Municipal Baxinho Piovesan, que é nascido em Porto dos Gaúchos, diz que ainda há muito para se conquistar e acredita todos os avanços que estão sendo alcançados nos dias atuais, são graças ao esforço e luta empenhada pelos colonizadores que não tiveram medo de investir e acreditar no potencial de Porto dos Gaúchos.

 


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo