Regionais

24/07/2017 15:52 Prefeitura de Porto dos Gaúchos

Porto dos Gaúchos: Guias para retirar a carteira para pilotar barco ou jetski poderão ser retiradas na Sematur

Fazer 18 anos e tirar a carteira de habilitação é o sonho de muitos jovens. Sem o documento, é proibido dirigir pelas ruas brasileiras. No mar, numa represa ou nos rios do país é a mesma coisa. Para quem planeja comprar um jet ski, uma lancha, ou até mesmo um pequeno barco com motor de popa, é preciso também ter a famosa carta, que, no caso de embarcações náuticas, chama-se Arrais.

E para dar esta condição aos interessados em fazer sua ARRAIZ (carteira para pilotar barco ou jetski), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Porto dos Gaúchos informa que neste sábado dia 29 a partir das 08:00 da manhã uma equipe da Escola Náutica estará no município e os interessados devem procurar a Sematur até sexta-feira dia 28, para retirar as guias para serem preenchidas e fazer o reconhecimento de assinatura junto ao cartório.

ARRAIS-AMADOR
Um dos principais atrativos de se pilotar uma embarcação de pequeno porte (como barcos de pesca, lanchas e jet skis) é a facilidade de se conseguir a licença. Ao contrário do que acontece com o exame de direção, que deixa muitos candidatos a motoristas aflitos, para obter a Arrais-Amador não são exigidas aulas práticas, nem sequer é preciso fazer um teste prático.

Para conduzir embarcações para a finalidade de recreação ou esporte, é preciso apenas fazer um teste teórico com 40 perguntas e basta acertar vinte para passar, o que facilita o processo. Além disso, idade mínima para prestar o exame para as categorias de esporte e recreio é de 8 anos para veleiros, sob a responsabilidade do pai, do tutor ou de um responsável legal. E, para solicitar a habilitação de motonauta ou a Arrais-Amador, a idade mínima é de 18 anos.

Mas, o processo para conseguir essa habilitação segue determinados critérios. Assim como na habilitação para carros, é preciso comprovar a saúde física e mental por meio de atestados médicos e psicológicos.

O custo para a habilitação de barco será R$ 450,00 e para Jet ski será de R$ 750,00.

Maiores informações pelo telefone na SEMATUR falar com Maria 3526-1847.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo