Regionais

11/09/2017 17:51 Radio Tucunaré com Brasil Escola

Obsis registrou novos tremores de terra em Porto dos Gaúchos

O município de Porto dos Gaúchos, conhecido nacionalmente por ter registrado um dos maiores terremotos do Brasil quando em janeiro de 1955 a terra tremeu na magnitude de 6.2, voltou a registrar tremores no inicio dessa semana.

De acordo com o Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), por volta das 10:46h dessa segunda-feira (11) a terra tremeu  à 65 Km da sede do município de Porto e 30 km de Tabaporã. A magnitude foi de 2.1.

Com o tremor desse dia 11 de setembro, Porto dos Gaúchos registrou cinco abalos sísmicos, sendo quatro somente no mês de agosto de 2017, sendo o de 2.7 o de maior escala. No ano passado a terra tremeu por quatorze vezes, o maior abalo aconteceu por duas vezes nos dias 9 de agosto e 8 de setembro de 2016, com 3.2.  

Ainda em 2016, foram registrados 39 tremores de terra em Mato Grosso, com o de maior magnitude em Aripuanã, com 3.5 na escala Richter, ocorrido em 13 de setembro.

Causas

Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.

O local onde há o encontro entre as placas tectônicas é chamado de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro é o ponto da superfície acima do hipocentro. As consequências podem ser sentidas a quilômetros de distância, dependendo da proximidade da superfície que ocorreu a colisão (hipocentro) e da magnitude do terremoto.

A magnitude é a quantidade de energia liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de uma escala denominada Escala Richter. A intensidade é a consequência causada pela ação do sismo, a destruição provocada por esse fenômeno. A escala mais utilizada para se classificar a intensidade é a de Mercalli.

 

 


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versăo Normal Versăo Normal Painel Administrativo Painel Administrativo