Regionais

24/01/2019 04:54 da redção Acesse Notícias com IBGE

Privilegiados, diz prefeito Baixinho sobre Porto dos Gaúchos em destaque entre os municípios do agronegócio do Brasil

De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Agricultura (Mapa), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Porto dos Gaúchos, situado ao noroeste de Mato Grosso, na região do Vale do Arinos teve um crescimento médio de 9,81%, e com isso ficou entre os 10 municípios do agronegócio que lideram crescimento econômico no Brasil.

O crescimento de 9,81% no Produto Interno Bruto dos municípios agrícolas do Brasil que é valor de toda riqueza arrecada com cargas tributárias, e os dados são referentes a 2014 a 2016.

Conforme o Mapa, em valores nominais, esses municípios foram responsáveis por 7,2% de toda a geração de riquezas do Brasil no período analisado. E por 27,5% do Valor Bruto da Produção na agricultura. Em 82 desses municípios, o produto da agropecuária crescem 4,4%. O estudo combinou os dados do PIB Agro com os da Produção Agrícola Municipal referente a 2017.

O ranking dos dez maiores, conforme o cálculo do Ministério da Agricultura ainda tem Nova Ubiratã (MT): +36,7%; São Félix do Araguaia (MT): +32,26%; Portel (PA): 25,7%; Nova Alvorada do Sul (MS): +25,61%; Porto dos Gaúchos (MT): +23,63%; Sapezal (MT): +22,84%; Rio Brilhante (MS): +22,18%; e Vera (MT): +20,86%.

Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques.

O prefeito do município, Moacir Pinheiro Piovesan (Baixinho Piovesan) destacou como um privilégio essa dadiva conquista de Porto dos Gaúchos, município o qual ele administra.

Ele enfatizou ainda que no ano de 2018, se destacaram em 7º lugar no País com maior numero de área plantada e isso só vem fortalecer o setor econômico em desenvolvimento de modo  geral.

Quanto as perspectivas dos novos governo, Baixinho se mostrou otimista e adiantou que em 2018 Porto dos Gaúchos foi contemplado com várias emendas destinadas pelo ex-presidente da Republica que serão executadas em obras neste ano de 2019.

“O Brasil vem alavancando com o novo presidente Jair Messias Bolsonaro e isso mostra a retomada da confiança do povo brasileiro e investidores, além da valorização da moeda brasileira”, ressaltou o prefeito.

Perguntado sobre sua visão com relação ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, Baixinho foi enfático em dizer que foi oposição ao governo anterior, Pedro Taques considerado ruim por sua administração.

“Agora, embora sabendo que não será fácil colocar a casa em ordem, porque o remédio é amargo, mas acredito que Mauro Mendes fará um bom governo e destacou nomes de parlamentares estaduais e federais que são parceiros do agronegócio, como Otaviano Pivetta, deputado federal, Nery Gueller, estadual Janaina Riva e outros, que juntos muito trabalharão por Mato Grosso”.

 

 


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo