Situação dos Microempreendedores Individuais em Juara: Desafios e perspectivas para 2024

Diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

A equipe de reportagem da Rádio Tucunaré esteve no Centro de Atendimento Empresarial (CAE) no município de Juara, onde entrevistaram Rafael Vicente de Oliveira, responsável pelo setor. Rafael compartilhou insights sobre os desafios enfrentados pelos microempreendedores individuais (MEIs) no início de 2024.

De acordo com Rafael, a questão das guias atrasadas tem sido um problema significativo. O não pagamento em dia pode levar ao desenquadramento do MEI para microempresa, acarretando em custos mensais elevados e exigindo consultoria contábil para regularização. Essa situação pode levar ao fechamento do negócio, mas os débitos persistem, agora com juros.

Além disso, a falta de parcelamento ou quitação de débitos pode resultar no envio para a dívida ativa pelo governo, aumentando consideravelmente os valores devidos e tornando o pagamento ainda mais difícil.

Quando questionado se houve alterações para 2024, Rafael explicou que, embora o envio para a dívida ativa já ocorresse desde 2022, agora isso está ocorrendo com mais frequência. Outra mudança é o desenquadramento do MEI devido a débitos, algo que não acontecia até 2023, mas tornou-se comum este ano.

Sobre a situação dos empreendedores individuais em Juara, Rafael observou que muitos enfrentam dívidas, uma realidade que não é exclusiva do município, mas reflete o cenário nacional. Em 2018, mais de 100 CNPJs foram fechados em Juara devido a débitos, e no Brasil, 1,7 milhões de CNPJs foram encerrados pelo mesmo motivo.

Apesar de muitos pagarem suas guias em dia, há uma parcela que atrasa ou deixa de pagar, prejudicando a si mesmos. Em 2024, houve um aumento nas procuras para abertura de empresas, mas também um aumento nos encerramentos, com cerca de dez empreendedores buscando encerrar seus negócios devido a mudanças na situação laboral ou falta de viabilidade econômica.

Portanto, enquanto alguns buscam oportunidades de empreendimento, outros enfrentam desafios financeiros e burocráticos, refletindo a complexa dinâmica do ambiente empresarial em Juara neste início de 2024.

Fonte: Fonte: Rádio Tucunaré/Acesse Notícias/Fernando José.

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.