24 de Março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Conscientização e Prevenção em foco.

24 de Março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose. conscientização e prevenção em foco.

Nesse dia 24 de março de 2023, comemora-se é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para aumentar a conscientização sobre a doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e mobilizar esforços globais para erradicá-la.

Número de casos elevados nos últimos 5 anos pode representar um descontrole da doença no estado de MT, pois onde há uma criança infectada, também há um adulto doente e sem tratamento.

Em 2019, 36 municípios de Mato Grosso, estavam com índices preocupantes de pacientes positivados, tendo Novo Horizonte do Norte como uma delas. Essas cidades registram alta incidência de pessoas com tuberculose, com o risco da população adoecer em 30 dessas cidades.

Em 2021 a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) emitiu um alerta para 60 municípios de Mato Grosso em 2021 sobre o risco de turbeculose em crianças de 0 a 9 anos. Dentre elas duas cidades do Vale do Arinos: Juara e Novo Horizonte do Norte.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. Embora seja uma doença curável e evitável, a tuberculose continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: Febre vespertina.

Em Juara, pessoas com sintomas devem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE)

A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea). Possui esquema de vacinação em dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.

Ao longo dos anos, foram feitos progressos significativos no combate à doença, com a redução das taxas de mortalidade e morbidade. No entanto, a tuberculose ainda representa um enorme desafio para a saúde pública mundial. A OMS estima que, em 2020, cerca de 10 milhões de pessoas desenvolveram tuberculose e 1,5 milhão morreram em decorrência da doença. Além disso, a pandemia de COVID-19, exerceu uma pressão adicional sobre os sistemas de saúde, o que pode ter impactado negativamente no diagnóstico e tratamento da tuberculose em todo o mundo.

Neste Dia Mundial de Combate à Tuberculose, é importante lembrar que a luta contra a doença é uma responsabilidade compartilhada. O sucesso na erradicação da tuberculose depende da colaboração entre governos, organizações internacionais, comunidades e indivíduos. Juntos, podemos trabalhar para garantir um futuro livre de tuberculose para todos.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.