Festa de Folia de Reis em Juara encerrou com grandioso almoço gratuito aos convidados

A peregrinação da tradicional Folia de Reis em Juara, coordenado por Carlos Pereira Sampaio, embaixador, Antônio Sampaio, e os violeiros Joaquim Castilho e Edson Bento Camargo e demais integrantes que teve início na noite desta terça-feira, dia 26 de dezembro de 2023, finalizou nesta segunda-feira, dia 08 de janeiro de 2024.

A peregrinação final com pagamento das promessas ocorreu durante a manhã de segunda-feira encerrando as 13:30h, no barracão de festa da Igreja Católica, na Comunidade São João, e foi regado de um delicioso almoço com churrasco e refrigerantes, e tudo de forma gratuita aos convidados.

Calisto morador do bairro Paranaguá, onde os foliões se reuniram entoando o cântico folclórico, é um dos Folia de Reis.

O evento da crença deveria ter ocorrido no dia 06 de janeiro, Dia em que os 03 (Três Reis) Magos, Gaspar, Melchior e Baltazar viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro do Menino Jesus, que havia nascido, isso de acordo com a tradição milenar, porém, como houve atraso para iniciar, acabou ficando para a data desta segunda-feira, dia 08 de janeiro de 2024, conforme disse Carlos Pereira Sampaio.

Ele falou com muita emoção do encerramento do evento folclórico e disse que tem orgulho da tradição deixada pelo seu saudoso pai que lhe pediu em vida para que mantivesse a tradição da festa em Juara.

No Brasil, a Folia de Reis recebe a influência europeia, porém de forma muito particular adota expressões locais na música, na dança e nas orações, como é o caso de Juara.

“Nossos colaboradores da Folia de Reis homens, mulheres e crianças denominados foliões estão fazendo parte da nossa história, mas infelizmente, a juventude não quer assumir responsabilidade, e algumas pessoas até dizem que vai ajudar, porém, somente no dia da chegada, mas a gente precisa para a peregrinação inteira, porque tem que cantar e responder, e isso requer uma boa caminhada”, disse Calisto.

Joaquim Castilho, um dos mestres da Folia de Reis falou muito empolgado, e frisou que a tradição folclórica não pode acabar assim, e disse que mesmo diante dos tropeços, a Folião de Reis aconteceu no ano de 2023, e com muita fé e devoção, as poucas pessoas que se propuseram acompanharam e completaram o percurso.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.