No último final de semana foi realizado em Juara assim como em outras cidades do estado de Mato Grosso, a 8ª Conferencia Municipal da Saúde, para tratar de assuntos de suma importância para a escolha de delegados que representarão seus municípios na capital do Estado em busca de melhorias.
Edna Benevides, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Juara, em entrevista a reportagem da rádio Tucunaré e ao Site Acesse Notícias, disse que essa Conferencia foi ótima, com bom público presente na realização dessa conferência, realizada nas dependências da Câmara de vereadores de Juara, com mais de 100 pessoas participativas nos trabalhos.
A Conferencia teve início na noite de quinta-feira, dia 30, com o termino na tarde sexta-feira, dia 31 de março, com apresentação de das propostas para a Conferencia Estadual e a Nacional.
A presidente do Conselho, entende que deveriam haver maior participação, porque é a população que fala sobre as demandas da saúde, como está o andamento, as reclamações e é na conferência, que são apresentados os problemas, sendo o momento ideal a discutido como soluciona-los a nível estadual, federal e municipal.
A conferencia foi realizada para os usuários, os trabalhadores da saúde e governo, ou seja para todos, alertou Edna.
Somente não participaram os profissionais das unidades base de saúde.
Foram apresentadas propostas de criação, construção, ampliação, garantia de direito e fortalecer o direito, que já possui, mas as vezes, por um motivo ou outro, não acontece a saúde com mais qualidade, considerou.
Na quinta-feira, (30.03) foi realizado o primeiro eixo com o tema, “O Brasil que temos e o Brasil que queremos”, com a mesa redonda, onde estiveram presentes, o promotor de justiça, os gestores e os usuários do SUS.
Na sexta-feira, (31.03) aconteceu a palestra com a Magna e Gina da cidade de Porto Dos Gaúchos e terminou com a escolha de 8 delegados, que representarão o município nas conferencias estadual, que será no dia 23 de maio.