Com a finalidade de unir forças e envolver diversos setores da sociedade nos municípios, construindo uma força-tarefa para reduzir o risco de uma epidemia em Mato Grosso da dengue no Estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) lançou de 18 e 30 de março, a Campanha denominada ‘Casa Limpa’ de 2024.
Na manhã desta quinta-feira, dia 21 de março, a equipe da Vigilância Ambiental em Juara realizou uma palestra orientativa, na Escola Militar Tiradentes, Cabo Israel Prado de Almeida.
Cada município tem a autonomia para realizar ações direcionadas ao Dia D, proposto pelo Ministério da Saúde.
Arlete Assunção Ramos, bióloga da Vigilância Ambiental ressaltou que as ações municipais ocorrerão em consonância com a mobilização da população para se atentarem sobre os riscos do aumento de focos dos mosquitos transmissores da dengue, e frisou que a palestra da Escola Militar foi proveitosa, onde os alunos acataram a ideia com muito êxito.
De acordo com a Arlete Assunção Ramos, bióloga da Vigilância Ambiental, as ações dentro do cronograma visam combater à dengue.
Durante esse período de 18 e 30 de março, a Campanha denominada ‘Casa Limpa’ irá percorrer escolas, comércios, empresas levando essa mensagem sobre a importância da prevenção do Aedes aegypti que é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela, e chamando essas empresas a aderirem essa campanha.
Dentro desse período, as empresas deverão fazer uma ação de campanha de prevenção que seja encaminhada por meio de link para o Estado.