Com o objetivo de o objetivo de alertar a população sobre os malefícios do uso do tabaco e seus similares, as consequências para saúde das pessoas, o CAPS de Juara está oferecendo tratamento totalmente gratuito e é destinado para toda pessoa que deseja parar de fumar.
O tratamento é realizado com encontros quinzenais onde essas pessoas receberão informações a respeito e se necessário, medicação para o tratamento do Tabagismo. O CAPS de Juara conta com psicóloga, assistente social, enfermeiro, educador físico e técnicos, uma equipe multiprofissional capacitada em relação à abordagem e tratamento contra o tabaco.
Para ter acesso ao tratamento, basta procurar o CAPS de Juara;
Rua Sorocaba, nº 215-W – Centro.
(66) 3556-5011
Responsável pela coordenação do CAPS: Harisson – Psicólogo
Responsável pelo Programa de Tabagismo no município de Juara: Renata – psicóloga.
O tabagismo é uma doença provocada pela dependência física à nicotina, e causa cerca de 50 doenças diferentes, entre elas patologias do aparelho respiratório, como enfisema pulmonar, vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.
O cultivo, a fabricação e o uso do tabaco poluem água, solo, praias e cidades com a utilização de produtos químicos, resíduos tóxicos, pontas de cigarro, incluindo micro plásticos e resíduos de cigarro eletrônico.
O tabagismo prejudica a saúde de quem fuma, daqueles que estão involuntariamente expostos à fumaça e até mesmo de quem cultiva tabaco, onde é utilizado grandes quantidades de agrotóxicos, também importante fator de risco para o câncer e outras doenças.
A fumaça do tabaco contribui para níveis mais altos de poluição do ar e contém três tipos de gases de efeito estufa. O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas todos os anos e destrói nosso meio ambiente, prejudicando ainda mais a saúde humana, por meio do cultivo, produção, distribuição, consumo e resíduos pós-consumo. O tabaco e seus produtos derivados não combinam com a saúde do planeta. Nem com a sua!
Este ano de 2022 o tema da campanha este ano é “TABACO: UMA AMEAÇA AO MEIO AMBIENTE” porque, além de matar mais de 8 milhões de pessoas todos os anos, os produtos de tabaco destroem o meio ambiente, prejudicando ainda mais a saúde humana.
A produção do tabaco traz prejuízo em todas as etapas: cultivo, fabricação, distribuição, consumo e pós consumo
Cigarro eletrônico – Esses dispositivos para fumar, além de fazer mal à saúde, possuem baterias, substâncias químicas, embalagens metálicas e outros componentes que são descartados no meio ambiente contribuindo para poluição ambiental. Novos produtos, velhos problemas: Esses novos produtos trazem os velhos problemas de sempre, é uma tecnologia que vicia e mata. Os DEFs / cigarros eletrônicos aumentam o risco de infarto agudo do miocárdio e de doenças respiratórias e pulmonares, como a asma. Além disso, estes produtos possuem em sua composição, substâncias reconhecidamente cancerígenas. Por conter nicotina, que é uma substância que causa dependência, e estimula que o indivíduo consuma mais cigarros, sejam eles eletrônicos ou convencionais.
A principal verdade é que a indústria do tabaco percebeu que pode usar vaporizadores para fazer crianças e adolescentes experimentarem a nicotina – e se viciarem.