CER de Juara oferece vários tratamentos de reabilitação. Saiba como agendar

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) inaugurado no dia 14 de Dezembro, está atendendo vários pacientes que precisam de algum tipo reabilitação recomendado por médicos.

A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias entrevistou a fisioterapeuta Natália Alécio disse que atende toda a população de Juara como por exemplo pacientes pós-fratura, que tiveram AVC e outras. Pacientes com dores lombares ou pós-operatório são atendidos.

As pessoas que precisam desse tratamento de reabilitação necessitam ter o encaminhamento médico e com esse documento ir até o local com o cartão SUS e documentos pessoais e para agendar os tratamentos necessários obedecendo a uma lista de espera, dando alta para paciente e atendendo os próximos da lista é assim que funciona explicou Natália.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira e trabalho em quatro profissionais a partir das 7 horas às 13 horas com dois profissionais e os outros dois profissionais iniciam a partir do meio-dia às 18 horas sem fechamento para o almoço.

A fonoaudióloga Francis Valenzuela é a profissional que trata de pessoas com alteração na fala, na escrita e audição e portanto a tua auxiliando na reabilitação de pacientes que tenham algum problema nessa área, até aos adultos.

O período de atendimento da fonoaudióloga é das 7 horas da manhã às 11:00 e funciona por agendamento portanto, a profissional orienta que aqueles que precisarem devem procurar o CER.

Pessoas que enfrentam problemas psicológicos em Juara, também podem procurar os atendimentos no Centro Especializado em Reabilitação.

A Psicóloga Elaine Almeida, que é uma das profissionais do CER, disse que as pessoas que mais procuram são as que tem problemas com ansiedade, depressão e o luto, que devido o cenário pós pandemia do COVID19, muitas pessoas em luto, ficaram com depressão e ansiedade.

Os horários de atendimentos são de segunda à sexta em horário comercial.

Para serem atendidos por psicológico, a pessoa seguirá o mesmos critérios dos demais, devendo primeiramente ser atendida na sua unidade de saúde, fazer uma avaliação, e se receber o encaminhamento, deve comparecer no CEr para agendar consulta.

A Psicóloga informou, que em Juara existe uma demanda muito grande com muitos pacientes.

Muitas pessoas podem estar passando por problemas psicológicos, mas não tem coragem de buscar ajuda, por causa do medo de serem taxadas como loucas e é importante desmistificar essa questão, porque se a pessoa ficar com medo e não buscar ajuda, esse problema pode se agravar, explicou.

Quando a pessoa busca ajuda de um profissional da área, pode receber um alivio.

Ela disse ainda, que recebe várias pessoas com índice de intencionados suicidas ou que já tentaram cometer suicídio. Por isso orienta aos que convivem com pessoas que tenham problemas depressivos ou comportamentos anormais, que fiquem atentos e busquem ajuda pela pessoa através de um profissional psicológico.

A depressão não é “frescura”, e sim uma doença que precisa ser tratada, tem que ter acompanhamento psiquiátrico, em casos de pessoas com depressão tem que fazer uma avaliação, a depressão tem três níveis, a leve, moderada e profunda, quando está na moderada e profunda é feito um encaminhamento psiquiatra, entra com uma medicação, terapia e na maioria das vezes resolve”, disse.

No estado de depressão, as pessoas só tem pensamentos negativos e é preciso trabalhar na reestruturação cognitiva, precisa fazer com que o paciente mude a forma com que ele enxerga a realidade de vida dele, e mudar a visão. Por isso é necessário fazer uma restruturação, pois se não fizer isso ele não vai mudar, encerrou.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.