Foliões iniciaram nesta terça feira peregrinação de Folia de Reis em Juara

Iniciou na noite desta terça-feira, dia 26 de dezembro de 2023, a peregrinação da tradicional Folia de Reis, na casa de um dos principais organizadores, senhor Calisto no bairro Paranaguá, onde os foliões se reuniram entoando o cântico folclórico.

O encerramento do evento é feio como manda a crença, no dia 06 de janeiro, Dia em que os 03 (Três Reis) Magos, Gaspar, Melchior e Baltazar viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro do Menino Jesus, que havia nascido, isso de acordo com a tradição milenar.

Os três reis Magos que representam toda a humanidade, então, ofereceram ao Menino Jesus, muitos presentes que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.

No Brasil, a Folia de Reis recebe a influência europeia, porém de forma muito particular adota expressões locais na música, na dança e nas orações, como é o caso de Juara.

Os componentes da Companhia de Reis são homens, mulheres e crianças denominados foliões, que vestem fardas e máscaras e entoam seus cânticos com viola, violão, triangulo e pandeiro.

Segundo o folião Calisto que sempre teve a gente da organização do evento em Juara, neste ano, tudo ficou mais difícil, porque não encontra pessoas que queiram participar da peregrinação, e esse fato vem ocorrendo a cada ano, desde que alguns integrantes foliões morreram.

“A juventude não quer assumir responsabilidade, e algumas pessoas até dizem que vai ajudar, porém, somente no dia da chegada, mas a gente precisa para a peregrinação inteira, porque tem que cantar e responder, e isso requer uma boa caminhada”, disse Calisto.

Joaquim Castilho, um dos mestres da Folia de Reis estava muito empolgado, assim como os outros 03, mas a quantidade de pessoas não está sendo o suficiente para percorrer os dias de peregrinações nas casas, e isso é um fator que deixa todos muito triste, porque é uma lenda, uma tradição folclórica e não poderia acabar assim, conforme disseram os foliões.

Diante desses tropeços, a Folião de Reis poderá não acontecer este ano de 2023, mas com muita fé e devoção, as poucas pessoas que estavam na casa de Calisto se reuniram para fazer uma passagem de cântico na noite do dia 26, em que estava marcado o primeiro dia da saída.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.