Com inicio do período chuvoso, a Vigilância Ambiental de Juara vem intensificando as ações de combate aos mosquitos Aedes aegypti que é popularmente conhecido como mosquito-da-dengue ou pernilongo-rajado.
Como neste ano, devido a pandemia do novo coronavirus (Covid19), a equipe da vigilância ficou impedida de realizar as palestras que eram feitas nas unidades escolares para conscientizar os alunos e consequentemente a população, estão sendo feitos os arrastões e um levantamento na área central da cidade.
Para isso, a bióloga Arlete Ramos Assunção que responde pela Vigilância Ambiental do município explica que as ações estão sendo intensificadas e usará aparelho droner para vistoria as calhas e caixa d’água em comércios e residências com a finalidade de detectar se há acúmulos de larvas do mosquito-da-dengue nesses locais.
Também haverá panfletagens como forma de mobilização e conscientização da população nos bairros mais afetados em visitas domiciliares com a retirada dos lixos.
Baldes, vasilhas de comida de animais, tambores e caixa d’água são os principais acumuladores de larvas dos mosquitos transmissores da dengue, e para evitar essa proliferação, a bióloga Arlete Ramos Assunção pede mais uma vez a colaboração e compreensão de todos.
Quaisquer informações sobre denuncias de locais que há foco de proliferação dos mosquitos, a população pode ligar no (66) 3556-1344 que também é usado como whatsapp e fazer reclamações ou tirar dúvidas.
Ouça aqui a entrevista da bióloga Arlete Ramos Assunção: