Nesse dia 27 de Janeiro se comemora o Dia Mundial contra a Hanseníase e a equipe de saúde de Juara realizou um Pit Stop no semáforo da Avenida Rio Arinos com a Rua Nelson Taborda Lacerda, para a orientação de populares através da distribuição de panfletos orientativas sobre a doença.
Essa é uma das ações promovidas pela Equipe do Ambulatório de Atenção Especializada e Regionalizada (AAER) de Juara, com a intenção de conscientizar os populares sobre o diagnóstico da hanseníase.
Em janeiro de 2023, Juara totalizou 94 casos positivos, mas existem pessoas que ficaram com sequelas, que fazem acompanhamento nas unidades e na região do Vale do Arinos, no entanto existem casos de uma parcela que está sem tratamento, por não terem procurado uma unidade de saúde.
O AAER de Juara, possui equipe especializada na doença, com o médico Dr. Haroldo Hatanaka, enfermeira Márcia Tecco, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e sapataria, que realiza a confecção de palmilhas para adaptação dos pacientes com sequelas.
Em entrevista à Rádio Tucunaré e site Acesse notícias, a Enfermeira Márcia Tecco Jorge, disse que essa campanha é para alcançar todas as pessoas, visto que é uma doença silenciosa, que demora de 5 a 6 anos para aparecer e por isso, a intenção é chamar a atenção da população, para o aparecimento de manchas com perca de sensibilidade, onde a pessoa é orientada a procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. “A hanseníase quando diagnosticada no início, ela tem cura”, disse.
Os primeiros sinais são as manchas e também a parte neural que às vezes apresentam sem manchas e com muita dor nos nervos orientou a técnica. Essa é uma doença que não escolhe idade e por isso, jovens e idosos e crianças todos podem pegar, explicou.
A técnica de enfermagem Terezinha Peixoto, que também fez parte dessa ação no centro da cidade, faz parte da equipe de hanseníase do município de Juara e trabalha no setor de triagem. Ela conta que as pessoas ainda tem um certo preconceito em relação a essa doença.
A hanseníase é a famosa lepra, que é uma doença que deixa sequelas, quando está em estágio mais avançado e por isso, as ações acontecem para alertar as pessoas que evitem o avanço doença.
Sempre que a pessoa tiverem alguma dúvida, deve procurar a unidade de saúde mais próxima, de segunda a sexta-feira, que vai receber as orientações, informou.
Em tempos anteriores, a enfermeira citou que Juara chegou a 120 casos positivos e os casos jovianos, em que a pessoa tem a doença, que não estão transmitindo e também os que estão transmitindo a doença sem saber.
O tratamento da hanseníase é gratuito com acompanhamento médico, fisioterapêutico, psicológico e também o trabalho de adaptação de palmilhas, de pacientes que estão com úlceras plantares e todas as orientações com os olhos e mãos e pés, explicou Terezinha.





































































