Na manhã da última sexta-feira (24), o Posto de Saúde do Alvorada realizou uma das ações de educação em saúde para os moradores, pacientes da unidade.
O tema da vez foi “Saúde Mental”. O encontro aconteceu como um bate papo coordenado pela Dra. Andreza no qual o processo de interpretação das emoções e os cuidados necessários para lidar com elas foram explicados a população.
Ainda pôde ser discutido a interferência que o ambiente ao qual nos inserimos assume e molda nos nossos comportamentos, além da forma como reagimos ao estresse. Por fim foram compartilhados experiências dos próprios pacientes e demais da equipe com os enfrentamentos dos sintomas psicológicos sem assistência e após a busca pela equipe de saúde.
A estratégia de saúde da família busca prevenir os eventos crônicos em saúde e o grupo das afecções mentais aumenta estatisticamente e seguem como complicantes das atividades diárias e com difíceis controle clínico. Assim este tipo de evento possibilita a população condições de reconhecer sinais de doenças psiquiátricas, bem como saber intervir em evento mental agudo evitando o suicídio, por exemplo.
Ainda foi ofertado um lanche matinal aos pacientes que compareceram ao encontro e sanado duvidas sobre o processo de tratamento e os efeitos colaterais dos remédios.