Na manhã de hoje, dia 12, em entrevista coletiva, um representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) Lauro José Megliavaca, esclareceu questões relacionadas ao acidente ocorrido no parque de Exposições ACRIVALE em Juara, que culminou na queda de uma arquibancada e deixou um saldo trágico de uma pessoa morta e outras nove feridas.
Megliavaca informou, a Rádio Tucunaré, que a Acrivale providenciou todas as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) para as obras de reforma e manutenção executadas no parque. Esse documento é essencial para verificar se um profissional de engenharia ou agronomia é o responsável por determinada obra ou serviço.
O foco das questões agora se volta para a atuação efetiva do engenheiro responsável. “O que precisamos observar agora é se o engenheiro, de fato, acompanhado ou não essas obras“, declarou o fiscal. O acompanhamento próximo e atento deste profissional é vital para garantir que tudo seja feito conforme as normas de segurança e qualidade.
Cabe destacar que, segundo o representante do CREA, a responsabilidade pelo acompanhamento das obras é do engenheiro designado, e não do conselho. “O CREA atua na fiscalização e regularização dos profissionais e seus registros. A atuação prática e o acompanhamento de obras é de responsabilidade do engenheiro registrado na ART“, explicou.
Com essa nova informação, as considerações devem seguir no sentido de apurar o grau de envolvimento e atenção do engenheiro responsável pelas obras no parque, bem como identificar quaisquer possíveis falhas ou negligências que possam ter contribuído para o incidente trágico.