O celulares do Ex-Prefeito Baixinho Piovesan e atual prefeito de Portos dos Gaúchos Vanderlei de Abreu e da Presidente da Câmara de Vereadores de Porto dos Gaúchos Ângela Piovesan foram clonados e os meliantes estão pedindo dinheiro se fazendo passar pelas autoridades.
As vítimas pedem que seus contatos não atendam, não respondam a nenhum chamado via whatsapp, pois já tomaram a medidas cabíveis e em uma semana retomarão o domínio de seus números.
A clonagem de WhatsApp apresenta diversas abordagens, que inclusive são sofisticadas de tempo em tempo para atrair novas vítimas. O golpe usa engenharia social para convencer a pessoa a repassar o código de ativação do WhatsApp e, assim, roubar sua conta.
Usando da identidade falsa para passar credibilidade à vítima, o golpista pede um suposto código de verificação enviada por SMS que é, na verdade, o código de ativação da conta do mensageiro que permite o acesso ao WhatsApp do usuário por outro celular. Então, o criminoso entra em contato com amigos da vítima para pedir dinheiro.
O que fazer se o WhatsApp for clonado?
Se você suspeita que sua conta no mensageiro foi clonada ou isso já foi efetivamente confirmado, a primeira atitude a ser tomada é confirmar o perfil e autenticar seu aparelho, como já citamos. Para isso, desinstale o WhatsApp de seu celular e, logo em seguida, refaça a instalação. Informe seu número e coloque o código recebido por SMS. Com esse processo, o criminoso que tiver clonado seu WhatsApp perderá o acesso à conta.
Não se esqueça de avisar familiares, amigos e conhecidos de que seu WhatsApp foi clonado, para evitar que eles caiam em eventuais golpes. Com a possibilidade de fazer envios financeiros por meio do aplicativo, é preciso ficar sempre muito atento às boas práticas de cibersegurança para não correr riscos. (trecho do artigo do site tecmundo)
Como deixar seu WhatsApp mais seguro?
Existe um recurso de segurança no próprio aplicativo que deixará sua conta mais segura: a confirmação em duas etapas. Isso significa que para cadastrar seu WhatsApp em outro celular, será necessário o código PIN.
O PIN é uma senha numérica composta por seis dígitos. Ela será exigida toda vez que fizer o login da sua conta. Quer dizer que toda vez que eu entrar no WhatsApp terei que digitar o PIN? Não, isso acontecerá algumas vezes apenas e, essencialmente, quando for utilizar o WhatsApp em outro celular.
Para ativar o PIN, siga o passo a passo:
Abra o WhatsApp;
Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela;
Selecione “Configurações”;
Clique em “Conta”;
Escolha “Confirmação em duas etapas”;
Pronto, basta cadastrar uma senha numérica. (trecho do artigo do site serasa)