O incêndio iniciou por volta das 12:00h deste sábado, dia 24 de julho de 2021, conforme nos disse o pecuarista Cleber Spautz Pinz, que é proprietário da Fazenda Nosso Senhor Bom Jesus, antiga fazenda Rendre.
Foi a esposa de Cleber que comunicou o Corpo de Bombeiros de Juara sobre o incêndio.
Cleber conta que estava descansando após o almoço, quando sentiu cheiro de fumaça, e a principio imaginou que fosse alguém que tivesse colocando fogo em trincheiras próximo de sua fazenda.
“Eu sai para olhar e avistei um pouco de fumaça e sinal de fogo, e como forma de precaver eu sai com o trator e pedi a minha esposa fosse de carro na frente, e caso fosse fogo que comunicasse aos bombeiros”.
Rapidamente, Cleber disse que pegou o trator e fez o aceiro ao redor da mata, uma parte de reserva nativa que fica no meio da fazenda, e assim evitou que o fogo se alastrasse ainda mais, pois o vento soprava a favor do fogo.
Assim que a equipe de bombeiros composta por 04 (quatro) integrantes que já haviam sido acionados pela esposa do pecuarista chegou ao local e com seus equipamentos, imediatamente iniciou as ações de prevenção usando da forma de contra fogo para impedir que as chamas avançassem mata adentro.
Desta forma, o fogo foi controlado, o qual Cleber Spautz enalteceu o trabalho e habilidade dos bombeiros que somado a sua atitude rápida evitou que danos maiores ocorressem em sua propriedade.
O 3º Sargento Angermi do Corpo de Bombeiros explicou que como o pecuarista já havia feito um aceiro ao redor e o vento já estava sentido contrário, eles usaram a técnica chamada de contrafogo evitando assim que as chamas pulassem o aceiro para outro lado da mata.
“Não é toda vez que se usa esse tipo de técnica, porque depende do lugar, da posição dos ventos temperatura e outros fatores”, assim disse o 3º Sargento Angermi.