Indea alerta produtores de Juara: Está baixo o índice de comunicação de estoque

A médica veterinária Ana Luiza, do Indea, alerta produtores de Juara sobre o prazo final para a comunicação do estoque de rebanhos de produtos rurais, que se encerra no dia 30 deste mês.

A preocupação central é com os muitos produtores que ainda não realizaram esta comunicação, correndo o risco de multas significativas.

Ana Luiza esclareceu a reportagem da Rádio tucunaré e site Acesse Notícias, que, apesar de uma anistia para divergências no estoque declarado, a multa por não comunicação persiste.

Ela ressaltou a importância de todos os produtores, independentemente do tamanho de seus rebanhos, atualizando suas informações, sejam elas de bovinos ou outras espécies como aves, peixes e até as colmeias de abelhas. A multa para o não cumprimento é de aproximadamente 6 mil reais. ”O produtor vem até a Indea ou também ele pode fazer de forma online via módulo do produtor e ele declara para nós, seja de forma online ou presencial, a quantidade de animais”, disse Ana.

Houve uma anistia com relação à divergência de estoque, então é o momento que o produtor tem de regularizar, se a ficha dele cadastral no Idea e se possui uma quantidade que está divergente do estoque físico dele na fazenda, ele consegue vir declarar essa divergência, e por esse fato especificamente não haverá penalização. Porém, permanece a multa por não comunicação, e é isso que está preocupando os agentes, porque o produtor tem até o dia 30 para declarar o rebanho. “Quem não vier declarar, infelizmente, vai ser penalizado, e a multa, seja para quem tem uma cabeça ou para quem tem mil cabeças, gira em torno de 6 mil reais”, alertou.

Ana Luiza se preocupa com o grande número de produtores que ainda não realizaram a comunicação, ultrapassando mil. Ela reforçou a necessidade de atenção a este prazo para evitar prejuízos financeiros e garantiu que, por agora, a única sanção prevista é uma multa.

Esta entrevista enfatiza a urgência e a importância da comunicação do estoque de rebanhos para os produtores rurais de Juara, destacando as facilidades fornecidas pelo Indea para garantir a conformidade e evitar prejuízos.

Ela também destacou a ação “Indea Itinerante“, que está percorrendo várias localidades para facilitar o processo de comunicação. Esta iniciativa já passou por diversos pontos, como o Distrito da Paranorte, Banco da Terra, Serra do Teodoro e outros.

Locais realizados:

Distrito da Paranorte no dia 21; no dia 22 no Sandro, na Serra do Teodoro; dia 23, na linha 2 do PA Vale do Arinos, na Dona Fátima; dia 24, no Banco da Terra, na casa do Sr. Wilson.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.