Teve início em todo Estado de Mato Grosso, neste sábado, dia 08 de junho de 2024, período do vazio sanitário da soja referente à safra 2024/25 que vai até o dia 06 de setembro, onde durante esses 90 dias, os agricultores não podem plantar e nem manter plantas vivas do grão no campo.
O engenheiro agrônomo do Indea de Juara, Dr. José Lucas Sebrian explica que neste ano, a medida fitossanitária começou mais cedo, e que está é uma estratégia de manejo da doença para o controle da ferrugem asiática da soja, sendo uma medida fitossanitária estabelecida desde 2006, em Mato Grosso.
Consequentemente, o período de semeadura começa mais cedo no estado e vai de 07 de setembro a 07 de janeiro de 2025. As informações constam na Portaria nº 1.111 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com o ministério, essa mudança ocorreu em função das adversidades climáticas que impactaram as últimas safras e também, diante das sugestões encaminhadas por vários outros estados.
Um dos pontos de alerta com a mudança no calendário é quanto à cultura do gergelim. Conforme a gerente de defesa agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Jerusa Rech, a flexibilização para o mês de janeiro, auxiliará se houver um atraso nas chuvas.