Indea de Juara alerta: Vazio Sanitário da Soja teve inicio dia 08 de junho

Teve início em todo Estado de Mato Grosso, neste sábado, dia 08 de junho de 2024, período do vazio sanitário da soja referente à safra 2024/25 que vai até o dia 06 de setembro, onde durante esses 90 dias, os agricultores não podem plantar e nem manter plantas vivas do grão no campo.

O engenheiro agrônomo do Indea de Juara, Dr. José Lucas Sebrian explica que neste ano, a medida fitossanitária começou mais cedo, e que está é uma estratégia de manejo da doença para o controle da ferrugem asiática da soja, sendo uma medida fitossanitária estabelecida desde 2006, em Mato Grosso.

Consequentemente, o período de semeadura começa mais cedo no estado e vai de 07 de setembro a 07 de janeiro de 2025. As informações constam na Portaria nº 1.111 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

De acordo com o ministério, essa mudança ocorreu em função das adversidades climáticas que impactaram as últimas safras e também, diante das sugestões encaminhadas por vários outros estados.

Um dos pontos de alerta com a mudança no calendário é quanto à cultura do gergelim. Conforme a gerente de defesa agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Jerusa Rech, a flexibilização para o mês de janeiro, auxiliará se houver um atraso nas chuvas.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.