O locutor e apresentador do programa “Bem Juara”, da Rádio Tucunaré, Gauchinho, conhecido por seu amor às tradições e à história de Juara, foi homenageado pela Escola Francisco Sampaio, localizada no distrito de Paranorte. A homenagem foi um reconhecimento pelo gesto do comunicador em resgatar a imagem do fundador do distrito, que dá nome à instituição, mas cuja foto havia se perdido ao longo dos anos.
Durante entrevista concedida à reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, Gauchinho relatou que a ideia surgiu após compor uma música inspirada nas viagens entre Juara e Paranorte — trajetos difíceis marcados pelas travessias do rio dos Peixes e pelas lembranças de antigos moradores como Vó Júlia, Zé da Onça e outros pioneiros. Segundo ele, a canção termina nas cachoeiras do rio Matrinxã, região que se transforma no rio São João da Barra, limite natural do município de Juara.
Ao visitar a escola que leva o nome de Francisco Sampaio, Gauchinho perguntou à diretora se havia alguma foto do homenageado. “Ela me respondeu triste: ‘não, não temos’. Fiquei com aquilo na cabeça”, contou o locutor. Na viagem de volta, ele fez uma parada na casa do amigo Zé da Onça, outro desbravador da região, que guardava uma pequena fotografia antiga de Francisco Sampaio.
“Trouxe a foto para Juara, pedi ajuda do colega Wilson Lopes, e fizemos um trabalho de restauração da imagem na Rádio Tucunaré. Depois mandei imprimir e coloquei junto um trecho da música que escrevi para Paranorte”, relatou Gauchinho. O quadro, com o retrato recuperado e versos que exaltam a força dos pioneiros, foi entregue como presente à direção da escola.
A diretora e os professores agradeceram emocionados o gesto, que devolveu à comunidade escolar parte importante da memória local. O quadro agora ocupa um lugar de destaque na instituição, simbolizando o reconhecimento aos colonizadores e o compromisso com a preservação da história de Paranorte.
“O povo de Paranorte é um povo bem guerreiro, onde a história de Juara marcou mais forte. Terra de Chico Sampaio, entre outros companheiros, homens colonizantes, pesquisadores da Paranorte.” — trecho da canção composta por Gauchinho.
Reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que o gesto do comunicador vem sendo comentado positivamente por moradores e ex-alunos, reforçando a importância de manter viva a memória dos fundadores que ajudaram a construir o Vale do Arinos.



















































































