Durante o período de isolamento social, também chamada de quarentena, muitas pessoas sentem ansiedade pelo motivo de ficarem em casa, e muitas vezes acabam exagerando na alimentação.
Essa questão pode estar relacionada a ação comportamental, envolvendo aflição e angustia, imaginando que comer exageradamente pode trazer conforto, conforme explicou a nutricionista Ádaly Holodniak Cobo da secretaria de saúde de Juara em entrevista a reportagem da Rádio Tucunaré.
“É preciso selecionar o que a gente coloca na nossa mesa, e o processo de compra desses alimentos muito influencia na compulsão alimentar e fator ansiedade, e para isso se faz necessário tomar algumas medidas que são essenciais nesse contexto”, ressaltou a nutricionista Ádaly.
Veja algumas dicas práticas:
1ª Dica: Controlar a compra e ingestão dos carboidratos simples, o açúcar que é um dos maiores viciantes do corpo. Deve-se fazer a substituição por adoçante natural a base de sucralose e stevia que são adoçantes acessíveis e tira o poder do vicio do açúcar.
2ª Dica: Inserir na alimentação produtos integrais que são de mais fácil acesso, que são macarrão integral, arroz integral, acrescentar aveia nas refeições.
3ª Dica: Muitas pessoas acabando confundindo fome com sede, e nesse caso, ingerir água são essenciais, onde é feito um calculo de 35 ml por quilo da pessoa e nesse calculo especifica quanto de água a pessoa deve ingerir por dia para hidratação do corpo humano. A nutricionista lembra que não pode ser tereré e nem chá, é água pura.
Ouça na íntegra a entrevista da nutricionista Ádaly: