Pandemia do coronavirus impediu realização da campanha “Julho Amarelo”, diz coordenadora do CTA em Juara

Neste ano, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Juara realiza a campanha “Julho Amarelo” “Julho Amarelo” de luta contra as hepatites virais, campanha esta instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, e que tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A enfermeira e coordenadora do CTA de Juara, Cristiane Ávila frisou que em virtude da pandemia do coronavirus, a coleta de exames de teste rápido e as orientações para os portadores de hepatites virais e outras pessoas estão sendo feitas dentro da unidade do CTA.

Ela explica que existem medicamentos para combater as hepatites, mas que é necessário seguir todo protocolo, principalmente quando a pessoa testa positivo para o vírus da hepatite ‘B’ onde precisa coletar a carga viral para saber a contagem do vírus para saber se precisa ou não de tomar o medicamento, mas que são entregues somente mediante a farmácia de alto custo. Somente as gestantes com sintomas de hepatite ‘B’, e quanto os tratamentos são feitos de forma totalmente gratuitos.

Todas as unidades de saúde PSFs possuem os testes rápidos e para fazê-lo, a pessoas precisa preencher um formulário, sendo que os testes rápidos não são agendados.

O tratamento para hepatites virais também são feitos através de vacinação com três doses.

Ouça a entrevista da enfermeira e coordenadora do CTA de Juara, Cristiane Ávila:

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.