Ingredientes
- 2 batatas médias, aproximadamente 300 g
- 500 g de farinha de trigo, aproximadamente
- 10 g de fermento biológico seco
- 2 ovos
- 1/2 xícara de leite morno
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de sal
- 1 gema
- 1 colher de sopa de leite para pincelar
Passo a passo
- Cozinhe as batatas: descasque, corte em pedaços e cozinhe em água até ficarem bem macias. Escorra muito bem e amasse ainda quentes até formar um purê sem pedaços. Deixe amornar.
- Em uma tigela grande, coloque o leite morno, o fermento e o açúcar. Misture e deixe descansar por cerca de 5 minutos.
- Acrescente os ovos, a manteiga, o sal e a batata amassada. Misture bem.
- Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, misturando até a massa começar a desgrudar da tigela.
- Passe a massa para uma bancada enfarinhada e sove por aproximadamente 10 minutos. Ela deve ficar macia, lisa e levemente úmida. Não coloque farinha demais, pois isso pode deixar os pães pesados.
- Faça uma bola com a massa, coloque em uma tigela, cubra com um pano limpo e deixe descansar por aproximadamente 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
- Depois que crescer, divida a massa em 12 a 15 pedaços.
- Modele cada pedaço formando pequenas bolinhas e coloque em uma assadeira untada, deixando espaço entre elas.
- Cubra novamente e deixe descansar por mais 20 a 30 minutos.
- Misture a gema com uma colher de leite e pincele delicadamente sobre os pãezinhos.
- Leve ao forno preaquecido a 180 °C por aproximadamente 25 a 30 minutos, até ficarem crescidos e bem douradinhos.
- Retire do forno e espere alguns minutos antes de servir.
Dica para ficar bem fofinho
O segredo é não exagerar na farinha. A massa do pão de batata deve permanecer macia. Depois de assado, você também pode pincelar um pouquinho de manteiga sobre os pães ainda quentes para deixá-los brilhantes e ainda mais saborosos.

























































