Reunião realizada na manhã desta sexta feira, dia 17 de julho no gabinete do prefeito, Carlos Sirena serviu para intermediar uma parceria que poderá ser formada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prefeitura de Juara e Empresa JBS, caso o projeto de lei de readequação seja aprovado pela Câmara de vereadores na Sessão Ordinária da Próxima segunda-feira, dia 20 de julho.
A reunião contou com a presença do prefeito, Carlos Sirena, Edina Benevides, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Juara (SISMUJ), advogada Amanda Colete, vereadores Helio Castão, Salvador Pizzolio, Eraldo Markito, Marta Dalpiaz, João Rissoth e Flavio Valério e do gerente administrativo do JBS, João Renato Barros Gomes.
O objetivo foi formalizar uma parceria através de um termo de cooperação técnica entre a prefeitura e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que iniciou ainda no ano de 2016 e ficou paralisada por um período por falta de ajuste.
Para que a empresa JBS possa conseguir várias outras habilitações dentro da empresa para exportação dos produtos é necessário que haja fiscalização da matéria prima por parte do órgão governamental, e isso por lei tem que ser feito através de funcionários concursados ou aprovados em teste seletivos pela prefeitura.
A JBS necessita da cedência de pelo menos 15 funcionários via concurso público teste seletivo para assumir essas funções na empresa, porque são eles que vão fiscalizar a matéria prima que será exportada.
João Renato Barros Gomes, gerente administrativo do JBS destacou a importância dessa parceria constituída que vai movimentar o setor econômico e manter a região mais fortalecida.
Ouça a entrevista de João Renato Barros Gomes:
A presidente do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Juara (SISMUJ), Edina Benevides explicou que já conseguiu cerca de 10 funcionários que se disponibilizaram a trabalhar na JBS, e que devido a Lei nº 173 de maio de 2020, onde o presidente da República, Jair Mesias Bolsonaro congelou o salário, esses funcionários não poderão ter gratificação, mas esses funcionários terão seus salários normais e receberão salubridade e horas extras trabalhadas.
Ouça na íntegra a entrevista de Edina Benevides, presidente do SISMUJ:
Por sua vez, o prefeito, Carlos Amadeu Sirena destacou que o termo que vinha se arrastando desde 2016 sem conclusão, agora teve sua finalização de deverá ser concretizada após a aprovação pela Câmara de vereadores, onde o projeto de lei para readequação já foi encaminhado.
O chefe do Executivo ressaltou que a prefeitura tem uma grande preocupação de viabilizar essa parceria, uma vez que a empresa JBS é uma grande empreendedora e geradora de empregos para a região, e muito fortalece o setor econômico do município.
“A prefeitura, Câmara de vereadores e sindicatos, são somatórias de forças não só para a JBS, mas para que outras empresas venham a se instalar em Juara e fortalecer a economia”, completou o prefeito.
Ouça na íntegra a entrevista do prefeito, Carlos Amadeu Sirena: