Com a chegada do período Quaresmal, a Igreja Católica oriente os fiéis para que se abstenham da carne vermelha nas segunda-feira, quarta-feira e sextas feiras, durante o período da Quaresma.
Com isso, aumenta a procura por compra de peixes, e em Juara não é diferente, o aumento foi considerável, conforme disse Bento Bezerra, Coordenador da Coloniza Z16 que compreende os municípios do Vale do Arinos, para a reportagem da Rádio Tucunaré e Acesse Notícias.
Ele disse que os pescadores precisam obedecer a as restrições vigentes da atividade, cumprindo a Lei do Transporte Zero que compreende os municípios do Vale do Arinos, que proíbe a pesca, o transporte e a comercialização para 12 espécies, não há como atender a demanda.
O coordenador informa ainda que com a Resolução do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), os peixes que estão na lista da Lei do Transporte Zero só podem ser pescados e transportados se forem considerados exóticos ou predadores na bacia hidrográfica que se encontra.
No Vale do Arinos, as espécies de peixes liberadas que mais está em evidencias no Rio Arinos e rios da região são, Chinelo, Mandiangola, Curvina, peixe Cachorra.
O Coordenador da Coloniza Z16, Bento Bezerra explica que os pescadores correm contra o tempo para atender a demanda da população, porque tudo que pesca vende, e a procura aumenta a cada semana.