Prazo do alistamento militar entra na reta final e jovens devem regularizar situação

Crédito da Foto TG de Juara

Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 devem realizar o alistamento militar obrigatório até o dia 30 de junho. O alerta foi reforçado nesta semana pelo 1º Sargento Damasceno, comandante do Tiro de Guerra, durante entrevista concedida à Rádio Tucunaré.

Segundo o comandante, o prazo teve início em 1º de janeiro e vale para todos os jovens nascidos em 2008, independentemente do mês de nascimento. O procedimento pode ser realizado pela internet, através do portal oficial do Exército Brasileiro, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar, que em Juara funciona nas dependências do Tiro de Guerra.

Além de Juara, moradores de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e do distrito de Itaporã também contam com postos de atendimento para regularização da situação militar.

Durante a entrevista, o 1º Sargento Damasceno explicou que o cidadão que não realizar o alistamento dentro do prazo poderá enfrentar restrições legais e administrativas. Entre as consequências estão impedimentos para emissão de passaporte, matrícula em instituições de ensino superior, participação em concursos públicos e assinatura da carteira de trabalho.

O militar também destacou que pessoas acima dos 18 anos que ainda não fizeram o alistamento podem regularizar a situação presencialmente em uma Junta de Serviço Militar. Nesses casos, há cobrança de multa por atraso.

Conforme o comandante, homens com 22, 30 ou até 40 anos que nunca realizaram o procedimento ainda têm direito à regularização, desde que compareçam presencialmente com documentos pessoais contendo CPF e identidade.

Outro ponto abordado foi o aumento de golpes relacionados ao serviço militar. Damasceno orientou que os cidadãos utilizem apenas canais oficiais e evitem realizar pagamentos via PIX para terceiros prometendo dispensa militar.

Durante a entrevista à Rádio Tucunaré, o comandante reforçou que qualquer pagamento referente a multas ou taxas deve ser feito somente por meio de guia oficial emitida pela Junta Militar.

O alistamento deve ser realizado exclusivamente pelo site oficial do Exército Brasileiro: alistamento.eb.mil.br

Local de atendimento presencial em Juara:
Anexo ao Tiro de Guerra 09-005
Avenida Antares, nº 1926 – Bairro Cruzeiro do Sul

Horário de atendimento:
Das 6h às 12h.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.