A Escola Municipal Costa e Silva está promovendo uma importante iniciativa para a inclusão e compreensão do autismo entre seus alunos: a sala de aula sensorial. Este projeto, desenvolvido em parceria com a Associação dos Autistas, tem como objetivo criar um ambiente onde as crianças possam experimentar e entender melhor as sensações vividas por colegas autistas.
A Rádio Tucunaré entrevistou os envolvidos para falar sobre esse importante ação inclusiva.
Luciane Pontes, vice-presidente da Associação dos Autistas, compartilhou detalhes sobre a implementação da sala sensorial:
“Essa é a nossa segunda escola onde estamos preparando a sala sensorial. A expectativa é que essa sala seja ainda mais aprimorada em relação à primeira, com mais recursos para desenvolver os cinco sentidos das crianças. Temos itens para o cheiro, toque, gosto e luzes que ajudam as crianças a experimentar várias sensações. Além disso, o som na sala foi cuidadosamente preparado para replicar como um autista percebe o ambiente ao seu redor, mostrando a complexidade das experiências sensoriais.”
Luciane também destacou a importância da parceria para a realização desta ação:
“Em uma conversa no ano passado, surgiu a ideia de criar um espaço onde as crianças pudessem sentir e entender melhor o que um colega autista vivencia. Muitas vezes, elas convivem com autistas, mas não compreendem completamente suas reações. A sala sensorial oferece essa oportunidade de aprendizado e empatia.”
O professor Leandro Rafael, da Escola Costa e Silva, enfatizou o impacto positivo do projeto tanto para alunos quanto para professores:
“Hoje apresentamos aos nossos alunos do pré-um ao terceiro ano o projeto Mundo do TEL, que inclui o uso da sala sensorial. Esta sala permite que os alunos experimentem como é sentir com os sentidos aguçados, como acontece com muitos autistas. É uma experiência valiosa que a Secretaria Municipal de Educação nos trouxe, ajudando a todos a entender melhor o autismo.”
Além da sala sensorial, Leandro mencionou a distribuição de kits pedagógicos:
“Cada aluno e família receberá um livro que ajuda a explorar e entender melhor o mundo do autismo, promovendo um aprendizado conjunto entre alunos, professores e famílias.”
A professora Priscila de Oliveira Tomé complementou as informações sobre o projeto Mundo do TEL, destacando o conteúdo dos livros e sua relevância para a comunidade escolar:
“Os livros fazem parte de uma formação para professores e alunos, abordando a vida do Telzinho, uma criança autista, e suas aventuras e desafios. Este material é direcionado tanto aos alunos autistas quanto a toda a população escolar, promovendo atividades que podem ser realizadas em conjunto com as famílias. Isso é essencial para que todos comecem a entender melhor o mundo dessas crianças.”
A iniciativa na Escola Municipal Costa e Silva está proporcionando uma educação inclusiva e fomentando um ambiente de empatia e compreensão mútua. É um passo significativo na direção de uma sociedade mais acolhedora e consciente das necessidades de todos os seus membros.