Provocar queimadas em perímetro Urbano, é crime de acordo com a Lei Complementar nº 21, de 17 de Novembro de 2006 e Lei Complementar nº 133, de 15 de Outubro de 2015.
Estamos em um período do ano que tem como característica a baixa umidade do ar e muitos ventos, o que contribui para a secagem da vegetação, tornando-as mais vulneráveis à incêndios.
Em razão disso, a Divisão de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Juara alenta toda a população para que evitem de atear fogo em lixos e terrenos baldios.
A queimada feita na área urbana é uma prática comum dos moradores, ela resume em atear fogo no lixo, restos de podas e roçagem, em terrenos e espaços vazio com muito mato. Mesmo proibida por lei, essa prática continua ano a ano, e no período de estiagem os focos de queimada acabam aumentando demasiadamente.
No que diz respeito à saúde, a fumaça é altamente prejudicial; além de gerar um aumento considerado no atendimento dos postos de saúde e hospitais de nossa cidade, os principais afetados são crianças e idosos. Os problemas mais comuns são os respiratórios e irritação nos olhos. Porém, muitos outros problemas de saúde, inclusive o estresse, ocorrem por conta do excesso de fumaça no ar. Por falar em problemas respiratórios, nos tempos em que vivemos a Pandemia já nos basta.
Além do mais, o meio ambiente é negativamente afetado pelas queimadas, onde a flora e a fauna acabam sendo prejudicados. Para sanar ou pelo menos amenizar as queimadas feitas em áreas urbanas, o Poder Público deve realizar algumas ações preventivas que geram gastos. Então, quanto mais pontos queimando existir, mais dinheiro público é aplicado no combate a queimada urbana. Além disso, tem o gasto com o atendimento de saúde, que como citado, cresce demasiadamente nesse período.
O QUE NÃO FAZER!
Não jogue lixo, papel, madeiras, móveis, galhos, folhas em terrenos, ruas e calçadas;
Não queime nada! Ninguém tem o direito de fabricar e exportar fumaça, para que as demais pessoas;
Não permita que coloquem fogo nas proximidades de sua casa, de sua família, de seus filhos;
Para qualquer informação ou denúncia, ligue:
SEMA DESCENTRALIZADA DE JUARA – (66) 3556-2021