É real a possibilidade de uma segunda onda de contaminação por COVID 19 no país e em Juara, as muitas pessoas relaxaram as mediadas de segurança acreditando que o perigo tenha acabado.
O país registrou 676 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 166.743 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 557, a maior desde o dia 12 de outubro. A variação foi de +45% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nas mortes por Covid 19. É a maior alta registrada desde o mês de maio.
Ainda não temos uma vacina eficiente aprovada pelos órgãos fiscalizadores e portanto, apenas as medidas preventivas são capazes de conter a disseminação da doença.
Aglomerações familiares tem sido causa de reinfestação da doença e apontada como uma das causas da segunda onda que assola a humanidade.
Medida preventivas :
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.