Seis em cada dez trabalhadores já pensaram em pedir demissão em 2025

Rio de Janeiro - Trabalhadores da construção civil, operários reformam telhado de imóvel em obras no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas revelou que seis de cada 10 trabalhadores brasileiros já pensaram em pedir demissão neste ano.

O cenário é reflexo de uma combinação de sentimentos, como cansaço, desconfiança e sensação de estagnação por parte dos trabalhadores, que faz com que 61% deles, segundo o estudo, estejam desengajados.

O estudo apontou que para 23% dos entrevistados, praticamente um em cada 4, a ideia de sair do emprego é frequente.

64% se candidataram este ano a novas vagas e 42% chegaram a participar de entrevistas.

O estudo mostrou também que, apesar de o salário ainda ser importante, o que mais afasta os profissionais é a falta de propósito, de confiança e de reconhecimento.

O retorno ao trabalho presencial, as jornadas intensas e a menor flexibilidade agravam o problema. Nesse cenário, apenas 39% dos profissionais afirmam estar engajados nas empresas em que atuam, o menor percentual dos últimos três anos.

A saúde mental é outro ponto crítico. Um em cada cinco trabalhadores relata sintomas diários de ansiedade, insônia ou fadiga — especialmente os mais jovens.

Além disso, jornadas longas, como 6×1 e 12×36, estão ligadas aos piores índices de engajamento e bem-estar.

Fonte: Milena Abreu

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.