Cacique da Aldeia Kaiabi de Juara pede consciência dos povos indígenas e alerta sobre perigo com fogo

Foto cedida pelo Cacique Dionísio

Atear fogo em lotes, terrenos baldios e florestas representa um perigo significativo para a saúde das pessoas, morte de animais e desastre do meio ambiente, principalmente quando ocorrem queimadas não controladas, onde a fumaça se torna extremamente prejudicial à saúde humana, causando problemas respiratórios, irritação nos olhos e agravamento de doenças preexistentes.

É importante informar que o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso está proibido entre 1º de julho e 31 de outubro deste ano, conforme o decreto nº 259/2023.

Nesse sentido, o Cacique da Aldeia Tatuí, Dionísio Maraiup Kaiabi pede para que a população indígena seja mais consciente e evite praticar queimadas, e disse que está muito preocupado com essa questão, até mesmo porque não há brigadista na aldeia.

Ele disse que todos os anos, é feita a conscientização, mas ainda ocorre praticamente todo ano, e isso é preocupante, e pediu mais uma vez que a população indígena não pratique queimada desnecessária sem autorização em tempo proibido, porque pode causar destruição dos animais, uma vez que tem pequenas aldeias com diversas criações que podem ser destruídas pelo fogo.

O Dionísio Maraiup pede a compreensão de todos nesse sentido em manter sempre vigilante, e que todos ajudem a cuidar para evitar destruição com fogo nas terras indígenas, e frisa que nos anteriores já ocorreram incêndios de grande proporção em uma algumas localidades indígenas, e isso não pode voltar a acontecer, e por isso vem conscientizar a todos e alerta para o perigo do fogo.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.