Iniciado em 25 de maio de 2017, o curso de agronomia oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Juara conta com 42 acadêmicos.
A diretora político, pedagógico e financeiro, Ana Maria ressaltou que o curso é um dos mais propícios para Juara e região, levando em conta o crescimento agrícola que vem se destacando.
O termino regulamentar dessa turma, ou seja, a conclusão do curso está previsto para o primeiro semestre de 2022, mas, no entanto, segundo a diretora pode haver mudança, caso o período de pandemia do Coronavírus (Covid 19 ) se estenda por mais tempo.
Perguntado sobre a possibilidade de abertura de novas turmas após a conclusão dessa primeira etapa, a diretora foi enfática em dizer que a vontade é grande, e a UNEMAT vem trabalhando para isso, porém, depende de vontade e empenho político, uma vez que requer demanda financeira.
A UNEMAT trabalha com recursos escassos e, no entanto, não tem dinheiro para esse tipo de ação que são cursos especiais, e para tanto se faz necessário um aporte financeiro dos parlamentares municipais e estaduais, e até mesmo um apoio da iniciativa privada para que seja futuramente reeditada uma nova turma.
Ouça a entrevista da diretora político, pedagógico e financeiro, Ana Maria:
O que é Agronomia? O Agrônomo cuida do planejamento, coordenação e execução das atividades relacionadas a todas as etapas de um agronegócio. Este profissional está apto a realizar o preparo e cultivo do solo, processo de colheita, armazenamento, além da distribuição dos alimentos. Ele também cuida da alimentação e criação de animais, gerencia processos de industrialização, armazenamento e comercialização de produtos de origem animal ou vegetal, entre outras coisas.